Governo do Tocantins e Prefeitura de Nova Rosalândia fortalecem atendimento aos produtores rurais

28/04/2021 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Uma parceria firmada entre o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Nova Rosalândia, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), irá fortalecer o atendimento aos produtores rurais do município. Em reunião com as presenças do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz, do prefeito Enoque Portilio, da Supervisora Regional do Ruraltins de Paraiso, Rosiane Luz, e demais autoridades locais, nesta terça-feira, 27, foi elaborado o plano de trabalho, a partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as duas partes.

Dentre os objetivos do trabalho conjunto estão incentivos as cadeias produtivas da piscicultura, bovinocultura de corte e leite, horticultura, além de ações ambientais para a conservação da água e combate ao fogo. Até dezembro deste ano serão realizadas também visitas técnicas as propriedades rurais para a implantação de políticas públicas  voltadas para o acesso dos produtores ao crédito rural e cadastro ao Programa de Aquisição de Alimentos.

É uma parceria muito forte entre o Estado e Município, onde quem ganha é o município, em especial os agricultores familiares que serão atendidos com  todo suporte técnico do Ruraltins”, avaliou o prefeito Enoque Portilio.

O diretor do Ruraltins, Marco Aurélio Vaz, também destacou a importância do momento. “A formalização da parceria possibilitou a reestruturação da equipe local, a adequação física do escritório e a logística para viabilizar a execução das ações pactuadas em prol do fortalecimento da agricultura familiar local. A preocupação e comprometimento do prefeito Enoque Portilio, com o trabalho do Ruraltins no município para os agricultores, produtores é notório, o que proporcionará êxito na realização das ações, no sentido de levar o desenvolvimento sustentável para as famílias rurais e ao município como um todo”, afirmou Marco Aurélio Vaz.

Para a Superisora Regional do Ruraltins, Rosiane Luz, a iniciativa soma esforços na realização das atividades. “A celebração dessa parceria é primordial, sendo um dos caminhos mais assertivo para fortalecer o desenvolvimento do setor agropecuário no município, pois possibilitará levar atendimentos em assistência técnica e extensão rural nas diversas especialidades de profissionais que temos no quadro do órgão, como também atendimentos em parceria com a equipe municipal”, disse, complementando que “na oportunidade o escritório local recebeu um veiculo para suprir as demandas da assistência técnica aos agricultores”.

O escritório local do Ruraltins de Nova Rosalândia pertence à regional de Paraíso do Tocantins, que conta com 09 escritórios e atende 15 municípios.