Notícias

Em Araguaína, presidente do Ruraltins se reúne com servidores e alinha ações

05/02/2021 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, cumpre agenda nesta sexta-feira, 5, em Araguaina, na região norte do Estado. Acompanhado do vice-presidente, José Aníbal Lamattina, o gestor durante a manhã visitou os escritórios do órgão, tanto regional como local, se reunindo com servidores, ouvindo demandas e sugestões para que os atendimentos aos produtores rurais ocorram da melhor forma possível.

Na oportunidade o presidente conheceu a Unidade Demonstrativa de Meliponicultura Urbana,  criação de abelhas sem ferrão, implantada na varanda do escritório local. A iniciativa  mostra como pode ser feito o manejo das abelhas em pequenos espaços, tendo por objetivo incentivar a criação de abelhas, como também atender as necessidades dos produtores do município e região.

O projeto foi idealizado pelo técnico agrícola do Ruraltins, Wandro Cruz, que visa também sensibilizar o município a plantar, nas áreas verdes, árvores nativas do Cerrado justamente para servir de flora alimentar para as várias espécies de abelhas, além de buscar parceria com as universidades e produtores da cidade.

Conforme o extensionista, foram povoadas 11 caixas com abelhas das espécies Marmelada, Uruçu Amarela, Uruçu Preta, Tiuba e Jataí. Após sete meses, a unidade apresenta resultados, com a primeira colheita da safra de mel de Tiúba 100% produzido no escritório. O litro do mel de Tiúba é comercializado a R$ 250 na cidade.