Notícias

Governo e parceiros adiam Feira Agrotecnológica da Região Sudeste

17/03/2020 - Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

Como medida de prevenção para resguardar a saúde pública do vírus Covid-19, conhecido popularmente como novo coronavírus, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e parceiros da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste) decidiram adiar a realização do evento, que estava agendada para os dias 1º a 4 de abril.

Com a nova medida, a previsão é que o evento ocorra entre os dias 3 e 6 de junho, seguindo a mesma programação. Para o presidente Thiago do Dourado, a decisão foi tomada em consonância com as medidas já adotadas pelo Governo do Estado no que diz respeito a estratégias e providências para soluções eficazes inerentes à pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto ao vírus Covid-19. Essas medidas fazem parte do protocolo de adesão ao Comitê de Crise, assinado no último dia 12 de março pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

“Com a prorrogação, a equipe segue com a organização e aproveitará o tempo a mais para buscar ainda mais parcerias para a realização do evento”, frisou o coordenador da Agrosudeste, João Filho.

Monitoramento de Casos no Tocantins

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até esta segunda-feira, 16, o Tocantins não possui nenhum caso confirmado de paciente infectado pelo Covid-19, porém há três casos suspeitos na lista do Ministério da Saúde, e outros sete sendo investigados.

Sobre a Agrosudeste

Em sua 6ª Edição, a Agrosudeste terá como tema a Bioeconomia – Da Carne ao Artesanato. O evento ocorrerá no Colégio Agrícola de Almas, com dias de Campo em Ponte Alta do Bom Jesus, Dianópolis e Almas.

Na programação, estão previstos Dias de Campo, envolvendo a cadeia produtiva da bovinocultura, com ênfase para comercialização, abate e processamento, no frigorífico regional de Ponte Alta do Bom Jesus; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; Piscicultura, no empreendimento Piscicultura São Domingos, ação essa dentro do convênio celebrado entre Ruraltins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para Médios Produtores. Para finalizar, será realizado um dia de campo sobre o cultivo protegido de hortaliças e hidroponia, na Horta Cheiro Verde.

Além dos Dias de Campo, a exposição apresentará unidades demonstrativas relacionadas a avicultura, pastagem rotacionada, Sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta, campo experimental de soja, sisteminha Embrapa, como também palestras, cursos e minicursos, leilões, venda de produtos da agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos, e ainda a realização do Mutirão do Agrocrédito, rodada de negócios, manifestações culturais do Tocantins como a sússia e a catira, com representantes das comunidades quilombolas, e apresentações de projetos dos alunos das redes estadual, municipal e federal da região sudeste do Estado.