Notícias

Ruraltins elabora projetos para vendas de produtos da agricultura familiar às escolas

07/02/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Produtores dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus, Tupirama  e  Santa Maria recebem assistência do Ruraltins na elaboração de projetos para vendas de produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em atendimento a Chamada Pública das unidades escolares.

Por meio do escritório local de Pedro Afonso, os servidores Gracilene Freitas da Silva Martins extensionista rural e Assistente Social e Gustavo  Wanderley Santa Cruz, auxiliar administrativo, atenderam 20 produtores rurais nesta sexta-feira, 7 de fevereiro.

“O objetivo nosso é possibilitar o acesso desses produtores às  políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, com também  melhorar o circuito local, proporcionando aos alunos  uma alimentação  saudável e de qualidade, como  ferramenta  de  combate à  pobreza e insegurança alimentar”, disse  Gracilene Freitas.

PNAE

O PNAE é um programa do governo federal que em parceria com as prefeituras, destina a agricultura familiar no mínimo 30% do seu recurso, onde cada agricultor pode comercializar até R$ 20.000,00/ano, por unidade executora.

O programa tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.