Notícias

Governo do Tocantins prepara sexta edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste

06/02/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros se mobilizam para a realização da 6ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste 2020). O evento ocorrerá entre os dias 1º e 4 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, com o tema: Bioeconomia – Da Carne ao Artesanato, e o slogan: O agronegócio muito além do alimento.

A Agrosudeste tem por objetivo promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região, além de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem das escolas da região Sudeste, sendo voltada para produtores, empresas e empresários do ramo do agronegócio, técnicos e estudantes.  

O técnico agrícola do Ruraltins, João Filho, coordenador da Agrosudeste, destaca os detalhes da programação.

“Na edição deste ano estão previstos Dias de Campo envolvendo a cadeia produtiva da bovinocultura, com ênfase para a comercialização, abate e processamento, no frigorífico  regional de Ponte Alta do Bom Jesus; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; Piscicultura, no empreendimento Piscicultura São Domingos, ação essa dentro do convênio celebrado entre Ruraltins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para Médios Produtores, e finalizando realizaremos um dia de campo sobre o cultivo protegido de hortaliças e hidroponia, na Horta Cheiro Verde”, pontuou.

O técnico agrícola ressalta ainda que a programação contempla várias atividades no Colégio Agrícola.

“Além dos Dias de Campo, realizados em outros empreendimentos de Almas, na área do colégio, vamos apresentar unidades demonstrativas relacionadas à avicultura, pastagem rotacionada, Sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta, campo experimental de soja, sisteminha Embrapa, como também palestras, cursos e minicursos, leilões, venda de produtos da agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos, e ainda a realização do Mutirão do Agrocrédito, rodada de negócios, manifestações culturais do Tocantins como a sússia e a catira, com representantes das comunidades quilombolas, e apresentações de projetos dos alunos das redes estadual, municipal e federal da região Sudeste”, finalizou.

De acordo com a diretora do Colégio Agrícola de Almas, Luana Lorando, a instituição é parceira da Agrosudeste. Para ela o evento traz uma contribuição muito importante na formação dos alunos e no desenvolvimento do meio rural.

“A Agrosudeste é mais uma oportunidade de conhecer novas tecnologias voltadas ao homem do campo. Com isso, insere nossos alunos na realidade que eles encontrarão no mercado de trabalho. A educação ofertada neste colégio é profissionalizante. Portanto, aqui teoria e prática andam juntas. A Agrosudeste vem a somar no processo de ensino e aprendizagem”, observou a diretora.

Resultados

O balanço da feira em 2019 apontou que o evento teve a participação de 3.005 pessoas, alcançado um montante de R$ 1, 2 milhão em negócios realizados e prospecções nas instituições financeiras.

Tema Bioeconomia

O tema Bioeconomia é uma discussão atual que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lançou o Programa Bioeconomia Brasil.

Esse programa busca promover a articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos pequenos agricultores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.