Notícias

Ruraltins recebe visita da nova chefe-geral da Embrapa

21/12/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Fabiano Miranda, recebeu na manhã desta segunda-feira, 21,  a visita da nova chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz.

A visita foi de cortesia, pois a Embrapa é uma forte aliada da extensão rural no Tocantins, desenvolvendo em parcerias com o órgão várias ações que apresentam resultados significativos no meio rural, a exemplo do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que tem colocado o Estado como referência no Brasil, na aplicação das tecnologias preconizadas pelo  ABC.  Além dessa ação, outros trabalhos representativos com a transferência de tecnologias para a agricultura familiar, no cultivo de Arroz Terras Altas, na produção de mandioca, bem como na pecuária de corte/leite e na piscicultura,  dentre outras atividades, fizeram parte do diálogo durante o encontro.

“Estamos a disposição para dar seguimento nas ações e convênios, no sentido de ampliarmos nossa atuação. A Embrapa lançou recentemente seu Plano Diretor, com metas e prazos, então acredito que só vamos conseguir realmente resultados efetivos para o Tocantins se mantermos uma agenda em comum”, disse Danielle de Bem Luiz.

Na oportunidade Fabiano Miranda e equipe reforçaram a importância da continuidade das atividades e projetos

“O Ruraltins e Embrapa já têm uma atuação consolidada no Estado, e queremos manter esse alinhamento. Para o próximo ano estamos já estamos com um convênio em andamento que prevê a aquisição de equipamentos para estruturar o laboratório de piscicultura da Embrapa, em Palmas, que passará a ser referência nacional em mapeamento genético das espécies comerciais amazônicas. Estamos aqui para somar e contribuir com essas ações que geram impactos positivos na sociedade”, avalia Fabiano Miranda.

Danielle de Bem Luiz assume o cargo como chefe-geral da Embrapa a partir de 1º de janeiro. Danielle é engenheira de alimentos, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, e começou sua carreira na Embrapa Pesca e Aquicultura, onde atuou na área de Pesquisa.