Ruraltins promove oficina de nivelamento estratégico das ações

17/11/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Para alinhar conhecimentos e procedimentos em torno das ações previstas, a Diretoria de Pesquisa e Inovação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins)  promoveu na manhã desta terça-feira, 17, na sede central do órgão, a Oficina de Nivelamento Estratégico sobre Termo de Parcerias e Elaboração do Plano de Trabalho. A iniciativa, direcionada aos servidores do setor, teve como proposta consolidar os processos administrativos a fim de otimizar os resultados das atividades executadas.

No encontro o gerente de Planejamento e Convênios, Diogo Sousa, falou como atender o orçamento previsto pelo governo estadual, alinhado as ações do plano plurianual (PPA) e constante na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). A elaboração do plano de trabalho foi outro destaque conduzido pela gerente de Projetos e Captação de Recursos, Laianna Rodrigues. A programação contou ainda com informações sobre a boa gestão dos prazos de execução de convênios, projetos e programas, com a assessora jurídica Sheila Marielli, e Gilberto Marques, do setor de monitoramento, orientou sobre as técnicas de planejamento.

Conforme Kin Gomides, diretor de Pesquisa e Inovação, a oficina será modular e outros encontros acontecerão para contemplar todos os processos administrativos. "O nosso objetivo é criar estratégias e metodologias de trabalho para que as pessoas participem de forma integrada das ações e assumam com eficiência e celeridade seu papel na área em que atuam”, observou Kin Gomides.

Para a extensionista Jozinen Avelino, o encontro foi muito positivo, no sentido de garantir a execução das ações com qualidade.  “Podemos agir em conjunto com todas as diretorias do órgão, bem como em parceria com outras instituições a partir de um plano de trabalho bem elaborado. A oficina nos mostrou muito bem como conduzir esse processo, passo a passo, para que nada saia errado, principalmente na prestação de contas e no cumprimento das metas e objetivos das atividades previstas pelo órgão”, disse.

Ruraltins

O Ruraltins conta com  655 servidores e está presente nos 139 municípios tocantinenses. Os profissionais incentivam boas práticas de produção e difusão de novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida no campo, por meio de programas, convênios e ações. Atualmente são 97 unidades locais de execução de serviços, distribuídas em sete regionais.