Notícias

Governo do Tocantins busca parceria para integrar a pesquisa e o campo

02/10/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Com o objetivo de integrar a pesquisa acadêmica e o campo, o Governo do Tocantins, vem formando parcerias com as Instituições de Ensino Superior com foco no fortalecimento e crescimento das cadeias produtivas.

Nesse sentido, nesta sexta-feira, 2, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, acompanhado de sua equipe, realizou uma videoconferência com representantes do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) onde discutiram uma proposta de trabalho conjunto.

Thiago Dourado ressaltou que o Ruraltins está incluindo em sua estrutura o setor de pesquisa e inovação dentro da área de atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural, sendo o desenvolvimento de pacotes tecnológicos fundamentais para os produtores atenderem a demanda de mercado local.

“A ideia é aproximar as instituições de ensino da extensão rural para levar conhecimentos gerados até o produtor, como também trazer informações do campo para a academia, gerando uma sinergia positiva capaz de promover uma evolução na vida do produtor para que ele avance no processo produtivo e econômico”, destacou Thiago Dourado.

O reitor do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) Marcelo Müller, agradeceu a proposta de parceria, considerando benéfica para o setor.

“Quando a gente percebe que o interesse é benéfico para ambas as partes, isso se torna atrativo e desafiador. Nos colocamos a disposição para definirmos as melhores inserções que podemos colaborar. É muito bom estarmos  envolvidos nesse desafio da pesquisa de campo, nas práticas e desenvolvendo propostas conjuntas, onde a gente ganha em todos os aspectos com novas oportunidades, gerando benefícios a toda nossa comunidade”, frisou o Reitor.

Para o próximo passo na formalização da parceria, ficou acordada uma visita técnica às instalações do Ruraltins, na Agrotins, onde vários experimentos estão sendo desenvolvidos.

Também participaram da reunião o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina; os diretores do Ruraltins, de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides; e de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz; e do Ceulp/Ulbra o professor Marco Moraes.