Com doação de alimentos, Ruraltins beneficia Apae e outras entidades socioassistenciais em Pequizeiro

14/10/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Em Pequizeiro, município localizado a 236 km de Palmas, os produtores cadastrados no Programa Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta da Agricultura Familiar, estão sendo atendidos pelo escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) na comercialização dos seus produtos.

Segundo o extensionista, Luiz Fernando Pereira Gomes, nesta primeira etapa, 20 produtores estão sendo beneficiados, e os alimentos adquiridos doados a nove entidades socioassistenciais cadastradas. Uma delas é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que prepara as refeições e distribui às famílias dos alunos matriculados, bem como a outros usuários portadores de necessidades especiais que não são matriculados na instituição.

“É gratificante ver que os produtos adquiridos têm destino certo e chegam a essas famílias que vivem em vulnerabilidade social. Além disso, o PAA alcança principalmente a classe produtora que, neste momento de isolamento social, passa por muitas dificuldades por não ter como vender, pois a maioria dos agricultores faz parte do grupo de risco”, frisa o extensionista, complementando que são fornecidos, pelos produtores, ovos, polvilho, farinha, frangos, temperos e frutas.

Para o presidente da Apae de Pequizeiro, Bonfim Rodrigues, essa parceria com o Ruraltins é muito bem-vinda, sendo um grande reforço na  alimentação. “Só temos a agradecer ao Ruraltins pelo apoio. Essa parceria só vem a somar com a Apae de Pequizeiro, no fornecimento de uma alimentação de qualidade. Após receber os produtos, preparamos as refeições e os voluntários levam de casa em casa. As famílias que recebem essas doações realmente precisam”, pontua.

A produtora Luzinete da Silva ressalta que, neste momento de pandemia, o Compra Direta ajuda bastante. “Estamos sem trabalhar nas feiras livres que estão suspensas já há algum tempo, e a chegada do Compra Direta é muito importante, trazendo um alento, bem como evitando a perda dos alimentos lá na roça”, afirma.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, sendo executado no Estado pelo Ruraltins. O PAA propicia a aquisição de alimentos excedentes dos agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Para participar, os agricultores familiares devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e estar organizados, preferencialmente, em grupos formais (cooperativas e associações) ou informais, mas também podem participar individualmente.