Notícias

Ruraltins participa do dia técnico em boas práticas na bovinocultura leiteira em Palmas

08/08/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

A pecuária leiteira, uma das principais atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, estará presente na programação do projeto Agosto Verde, ação promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (Seder), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e demais parceiros, nesta sexta-feira, 09 de agosto, no Dia Técnico sobre Boas Práticas na Bovinocultura Leiteira.

No encontro os participantes receberão informações sobre o processo produtivo da cadeia como alimentação de animais no período da seca, boas práticas, acesso ao crédito rural e agroindústria. De acordo com informações da gerencia de crédito rural, do Ruraltins, no evento os profissionais do órgão falam sobre as novas diretrizes do plano safra 2019/2020 e os procedimentos para o acesso ao crédito rural. Além disso, serão apresentadas as etapas de confecção dos projetos para aprimorar o sistema agropecuário.

“A atividade agropecuária possui diversos custos relacionados ao processo produtivo, como maquinário, implementos e benfeitorias. Para arcar com esses custos e assim ampliar o sistema de produção, o agricultor conta com o crédito rural, que vem como ferramenta importante para viabilizar a implantação e ampliação dos meios produtivos, fortalecendo a atividade rural e consolidando assim a permanência do homem no campo”, disse o engenheiro agrônomo, Marco Aurélio Gonçalves, palestrante no dia técnico, complementando que para o agricultor há várias linhas de crédito disponíveis, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que traz as linhas Pronaf A, Mais Alimentos, Investimento e Custeio.

Ainda na programação do Agosto Verde, o Ruraltins  promove curso sobre enxertia de tomate em mudas de jurubeba e oficina de compostagem, no dia 14/08, participa também do Dia Técnico de Agroecologia, em 28/08, e Dia Técnico sobre Boas Práticas e Bem Estar Animal na Avicultura, no dia 30/08. 

O dia técnico ocorrerá na Chácara 147 – Taquaruçu 2ª Etapa, no município de Palmas, a partir das 8h30.

Agosto Verde

O projeto Agosto Verde traz uma série de ações ao longo do mês de agosto com objetivo de promover o acesso às tecnologias em prol da sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar, com o tema 'As Boas Práticas na Produção Agropecuária. Dentro da proposta serão realizados dias técnicos temáticos com a participação de produtores, técnicos e estudantes.