Dia de campo mostra as boas práticas e bem estar animal na avicultura

30/08/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram do dia de campo sobre boas práticas e bem estar animal na avicultura, realizado na chácara Trem da Serra, na região do Vale da Serra, no município de Palmas, nesta sexta-feira, 30 de agosto.

No evento, que teve como objetivo incentivar e fomentar a cadeia produtiva, o extensionista Mário Cella, Zootecnista do Ruraltins, falou sobre o crédito rural na promoção da agricultura, principalmente para as pequenas propriedades rurais, mostrando as principais linhas disponíveis, taxas de juros, qual o público que pode ter acesso, bem como as vantagens da utilização dessa ferramenta. “O crédito rural é uma oportunidade de crescimento para o produtor rural, com financiamento para custeio, investimento e comercialização, nas mais diversas cadeias. O Ruraltins, como órgão de assistencia técnica e extensão rural, está apto a atender os produtores rurais e apoiá-lo na elaboração de projetos de crédito rural para encaminhamento as instituições financeiras do estado", disse.

A ação apresentou ainda palestras sobre o bem estar animal na avicultura, com José Evanildo Bonfim Tenório, médico veterinário  da Seder,  os tipos de raças e rações na criação alternativa de aves, com a pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins, Kênia Ferreira Rodrigues, e a palestra Frango Caipira é Bom Negócio?,  ministrada pelo criador de aves caipira, Jailson Bezerra, dono da Chácara Trem da Serra.

"O dia de campo é um momento de grande aprendizagem, onde indicamos aos produtores os fornecedores que temos no Estado, as características daquelas aves que são mais comercializadas e que tem mais mercado. Além disso, os produtores colocam suas experiências do dia a dia e as dúvidas que precisam de respostas, mostrando os desafios e o sucesso da atividade”, frisou a pesquisadora, Kênia Ferreira.

Etevaldo Silva, morador de uma chácara no Vale da Serra, destaca que essas iniciativas são oportunidades para a troca de ideias e conhecimentos. “Iniciei há pouco tempo na criação de aves, em um espaço pequeno, e fui pegando amor pelo negócio. Trabalhamos juntos eu e minha esposa e já estamos com 300 aves, e isso nos incentiva a procurar mais tecnologias e melhorar a cada dia. E são essas palestras técnicas que nos orientam e mostram os caminhos que temos que seguir para ter uma avicultura de sucesso”, avaliou o produtor.

Participaram ainda do evento, o diretor de empreendedorismo rural, do Ruraltins, Danilo Azevedo, a gerente de crédito rural, Leticia Faria, bem como técnicos dos escritórios central e local do órgão.

O dia de campo  encerrou a programação do projeto Agosto Verde, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), durante todo o mês, em parceria com Ruraltins e demais instituições ligadas ao meio rural.