Notícias

Governo do Estado realiza feira da agricultura familiar em Arraias e fortalece a economia local

01/08/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Com a participação de mais de 800 pessoas, a cidade de Arraias, localizada a 413 km de Palmas, sediou a 11ª Feira da Agricultura Familiar, nesta quinta-feira, 1º de agosto. O evento marcou as comemorações de aniversário dos 279 anos da cidade, sendo uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Arraias e Itafos Mineração.

O evento ocorreu na Praça Matriz da cidade, reunindo 120 expositores dos municípios de Arraias e Combinado, tendo como objetivos fomentar a comercialização e a divulgação dos produtos da agricultura familiar.

Quem visitou o espaço pode conferir mais de cem variedades de alimentos produzidos pela comunidade rural, como a tradicional paçoca de carne seca de Arraias, encontrada na banca do agricultor Vaneci Alves. “Há quatro anos faço a paçoca socada no pilão, e hoje trouxe 60 potes. As pessoas procuram muito e as vendas estão um sucesso”, disse o agricultor.

A agricultora Maria dos Santos Rosa, da Fazenda Mimoso, a 120 km de Arraias, também comemorou os resultados. “Para nós é a melhor época do ano em termos de vendas. Participo desde a primeira edição da feira e quero vir sempre”, frisou, mostrando os produtos de sua barraca: o frango caipira, o doce de banana, bolos, tapioca, rapadura, limão, mandioca e outros alimentos.

Além da produção agrícola e seus derivados, o artesanato teve seu espaço. Na banca do artesão Gilvan Alves, de Taguatinga, o que chamou a atenção foram as peças em madeira. “Todos os anos, o Ruraltins nos convida e a gente vem participar, pois é uma forma de mostrar o que fazemos. Os utensílios de cozinha são o nosso forte, trouxemos colheres, travessas e pilões”, comentou.

Presente no evento o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, em seu discurso durante a abertura oficial da feira, disse que a iniciativa mostra o trabalho coletivo, no sentido de valorizar a produção no campo. “Aqui encontramos produtos que acabaram de ser colhidos, produtos já processados, e muitos agricultores sobrevivendo do que produzem na própria propriedade, construindo assim seus sonhos e dignidade. Aqui está o resultado do trabalho do Ruraltins, e o esforço coletivo do estado e município, em prol da agricultura familiar. Me sinto muito feliz com a soma de tudo isso. Esperamos que os produtores cresçam cada vez mais, e que tenham uma renda melhor, aumentando ainda mais seu papel dentro de Arraias, seja por meio de políticas de produção, ou de uma economia criativa”, observou o presidente.

Para o prefeito de Arraias, Antônio Wagner Barbosa Gentil, a agricultura familiar na região é muito forte, e precisa muito desse Incentivo a comercialização dos produtos. “O Ruraltins tem um papel muito importante em desenvolver no agricultor o dom de produzir e de trabalhar a terra. Precisamos dessa parceria que presta orientação e assistência técnica aos produtores, gerando renda e melhoria de vida”, disse, complementando que Arraias se prepara para sediar o 4º Fórum Internacional de Cidades Criativas, com o objetivo de valorizar a produção cultural, alimentar e promover o resgate das tradições locais.

Comemorações

As comemorações de aniversário da cidade de Arraias contaram também com maratona, missa solene, na Igreja Matriz, apresentações culturais, campeonato de dama e sinuca, exposição cultural, fotográfica e shows artísticos. A população também foi beneficiada com atendimentos na área da saúde, como aferição da pressão arterial e glicemia, testes rápidos de hepatite B e C, HIV, além de vacinação contra gripe influenza e HPV, bem como orientações gerais sobre saúde.

Arraias

A cidade de Arraias está entre as 20 maiores do Tocantins, sendo um dos portais da cultura do Estado, contando com cerca de 12 mil habitantes. Sua origem remonta a um núcleo de escravos, que fugindo do trabalho na exploração do ouro, no século XXVIII, ocuparam o que hoje é conhecido por Chapada dos Negros.