Notícias

Ruraltins realiza ação no “Dia C do Cooperativismo” em Palmas

05/07/2019 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) é um dos colaboradores do Dia de Cooperar, comemorado neste sábado, 6 de junho.  Com ações voluntárias à sociedade, o Dia C do Cooperativismo acontecerá na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no bairro Taquari, das 8h30 às 11h30, sendo uma iniciativa das cooperativas. A ação tem como objetivo estimular o desenvolvimento humano, social, econômico e ambiental.

Dentre os diversos serviços que serão ofertados ao público da comunidade, o Ruraltins coopera com a revitalização de uma horta na escola que servirá de laboratório para os alunos.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica do Ruraltins, Kin Carlos Gomides, a horta será também para atender a merenda escolar, mas o objetivo maior é educacional. “É um projeto mais voltado à ciência, trabalhos laborterápicos, estratégias de incubadoras e startups. A intenção não é produzir comida só para atender a escola, como também propiciar um espaço de convivência”, observa o diretor, ressaltando ainda que durante a ação, o Ruraltins promoverá a demonstração de um sistema de irrigação com aspersor de uso sustentável, confeccionado com palitos de pirulitos.

O assistente especializado do Ruraltins, Célio James de Sousa Nogueira, é quem conduz a revitalização da horta. Para ele quando se coopera com um trabalho desse porte, é uma oportunidade de aprendizagem com as pessoas. “Ter um pensamento voluntário, no sentido de ajudar a comunidade escolar é uma ação que vem de Deus e colabora com o crescimento da comunidade e da população” declara, destacando que “a iniciativa além de trazer uma boa alimentação, trabalhará o manejo do solo e os canteiros em hortas, com orientações técnicas para a produção de hortaliças”.

Dia de Cooperar

É um movimento de iniciativas contínuas que acontece durante o ano em todo o Brasil. O dia de cooperar iniciou no ano de 2009 em Minas Gerais e agora completa 10 anos. No Tocantins a ação acontece desde 2013. No dia 6 de julho, que coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo é realizada uma celebração das ações que acontecem ao longo do ano, chamada celebração do dia de cooperar, a nível nacional em todos os estados simultaneamente.

Em Palmas um público de diversa faixa etária, recebe durante a semana atendimentos voltados para modalidades de saúde, lazer, beleza e educação. Os serviços prestados são oferecidos por voluntários que se dispõem a colaborar e contribuir de alguma forma em ajudar o próximo.