Notícias

Ruraltins tem ampla programação com palestras e unidades produtivas na Expoara 2019

05/06/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

A exemplo dos anos anteriores, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) marca presença na Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), que chega a sua 51ª edição. O evento ocorrerá entre os dias 6 e 16 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

De acordo com o extensionista rural, da unidade local do Ruraltins, Athila Damasceno Martins, o órgão participa da exposição com atividades voltadas aos produtores rurais interessados em diversificar suas atividades.

“Na Fazendinha, um projeto dentro da Expoara, o Ruraltins tem o espaço, Vitrine da Agricultura Familiar, para demonstrarmos nossas ações. Ao público visitante, bem como aos produtores rurais, vamos apresentar o Sisteminha da Embrapa, onde se tem a criação de peixes, aliada a produção de hortaliças, por meio do Sistema de Aquaponia. É uma tecnologia simples, pois toda a produção é irrigada com a água do tanque de peixes e seus nutrientes. Além disso, haverá quatro canteiros no modelo de horta sintrópica, trabalhando o crescimento diferenciado das plantas em tempos distintos, visando o equilíbrio e a preservação ambiental, voltado ao sistema agroecológico e orgânico. Nosso objetivo é mostrar que com manejo e conhecimento técnico, o produtor pode ter alta rentabilidade, investindo menos”, disse.  

Fechando as atividades do órgão dentro da Expoara, haverá também atividades de irrigação por micro aspersão e aspersores artesanais. Uma unidade de meliponicultura,  que é a criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de mel, também estará disponível. A programação do órgão traz também um ciclo de palestras sobre a cultura da banana, enxertia de frutíferas com ênfase na cultura do Bacuri e meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão.

“O Ruraltins tem profissionais totalmente capacitado para atender todo tipo de produtor desde o pequeno, médio e grande produtor. Na Expoara, que é uma das exposições mais importantes do estado, vamos mostrar, durante os 11 dias da feira, o valoroso trabalho da assistência técnica e extensão rural, em um ambiente de produção, pois o agricultor que caminha conosco, aumenta bastante sua chance de sucesso na atividade”, concluiu Athila Damasceno.

Parcerias

A vitrine do Ruraltins na Expoara  é uma parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empresas Agrofértil, produtos agropecuários e nutrição animal, Agrocan, produtos agropecuários e Unitpac Araguaina.

Expoara

A Exposição Agropecuária de Araguaína espera atrair mais de 200 mil pessoas e fechar R$ 55 milhões em negócios. A programação traz shows com duplas famosas de artistas sertanejos, rodeios, leilões, ciclo de palestras e cavalgada.

A Expoara 2019 tem inicio nesta quinta-feira, 6 , e prossegue até o dia 16 de junho.