Ruraltins participa de oficina do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel

27/06/2019 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

Extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram da oficina sobre Revitalização de Nascentes, na quinta feira, 27, no município de Chapada da Natividade, na Escola Municipal Marcolino Pinto Rabelo, sendo realizada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Manuel Alves.

Com o objetivo de capacitar, sensibilizar e instruir de forma técnica, didática e científica, todos os participantes, a oficina abordou a importância das matas ciliares para nascentes, as funções ecológicas em áreas de nascentes e matas ciliares para conservação dos recursos hídricos, e realizou sensibilização ambiental para proteção da flora e fauna. Ainda foram apresentadas recomendações de espécies endêmicas para revitalização de nascentes e Áreas de Preservação Permanente - APPs.

O técnico do Ruraltins, Odair José, destacou que além de formar multiplicadores, no decorrer de suas atividades e tomadas de decisões no contexto do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Rio Manuel Alves, “a oficina é uma oportunidade de diálogo com registros das propostas, e um excelente momento de discussões que geram novos projetos voltados para as questões ambientais”.

O encontro promoveu também visita a uma nascente, que antes abastecia o município de Chapada da Natividade, mas que atualmente não é propicia para consumo. “Visitamos uma nascente atingida pelo assoreamento, onde foi explanado como proceder, por onde começar a revitalização, identificando as espécies que podem ser utilizadas em cada região” afirmou o técnico.

Odair José relatou ainda que diante dos levantamentos, realizados no município, foi diagnosticado que parte das obras de construção da cidade afetou algumas nascentes. “Será elaborado pelo Comitê Gestor um Termo de Ajuste de Conduta, onde a Prefeitura do município se comprometerá a recuperar essas nascentes”, comentou.

No encontro os participantes receberam orientações de como sensibilizar os produtores em relação aos impactos ambientais provenientes da ausência de preservação e conservação de matas ciliares e nascentes. A oficina ocorreu em formato expositivo com diálogo entre os participantes, e teve como proposta, identificar e caracterizar os compartimentos ambientais, referentes ao meio físico, biótico e socioeconômico, para a realização de diagnóstico ambiental das nascentes. Além disso, apresentaou estimativas de tecnologias e metodologias de revitalização das nascentes, e Ímpactos causados ao meio ambiente,

Para a revitalização das nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, é preciso minimizar os impactos causados pelos processos erosivos, poluição e contaminação por resíduos sólidos, efluentes e defensivos agrícolas, supressão vegetal, dentre outros.

Espécies endêmicas

São aquelas espécies animal ou vegetal que ocorrem somente em uma determinada área ou região geográfica.