Notícias

Ruraltins finaliza preparativos para Agrotins 2019

06/05/2019 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 7, tem inicio as atividades da 19ª Feira Agrotecnológica do Tocantins, Agrotins 2019. No Pavilhão da Agricultura Familiar, espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), é grande a movimentação, às vésperas do evento, onde os profissionais do órgão organizam os últimos preparativos das vitrines dos expositores de diversas regiões do estado, bem como das unidades demonstrativas de produção agrícola que serão destaques durante os cinco dias da feira.

Diante das diversas propostas apresentadas para a feira, aliadas ao empenho dos profissionais e com o apoio dado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o presidente do Ruraltins, Fernando Silveira, acredita no sucesso da Agrotins.

“As expectativas são as melhores possíveis, pois estamos com uma equipe empolgada e comprometida na realização da Agrotins. A organização chegando ao fim e praticamente com todas as metas atingidas, dentro do que foi possível para esse ano, estamos preparados para receber um grande número de visitantes, em especial o nosso público alvo que são agricultores familiares, em busca de inovações tecnológicas, além da sociedade em geral que é atraída pelo evento,” destaca Fernando Silveira.

As tecnologias a serem apresentadas, nas diferentes áreas de atuação do Ruraltins, são demandas voltadas tanto para os produtores rurais, quanto aos técnicos e estudantes da área de ciências agrárias. Uma dessas tecnologias destinada a facilitar a vida do agricultor familiar, é o uso da energia solar, com experimentos desenvolvidos para pequenas propriedades, que demonstram eficiência e redução de custos. Na feira serão apresentadas placas solares utilizadas no funcionamento de bomba d’água em sistemas de irrigação, captação de água e em chocadeiras para produção de aves. A iniciativa é uma parceria firmada entre o Ruraltins e a Empresa Júnior Tesla, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que oferece serviços de projetos elétricos.

 “É uma excelente opção para o agricultor, visto que, ele deixa de pagar energia, faz uso da tecnologia utilizando apenas os recursos naturais, e mantem uma bomba sempre ligada,” ressaltou a  acadêmica de engenharia elétrica, Caroline Silva, sobre a importância do uso da energia solar como uma alternativa para o agricultor.

O Engenheiro de Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, destaca que os produtores interessados nas tecnologias direcionadas a cadeia produtiva do peixe também vão poder participar de diversas atividades.

 “No Pavilhão da Aquicultura, por meio de diversas tecnologias e novos parceiros, vamos apresentar o Circuito da Piscicultura, que traz todas as fases da produção de peixe no Estado. E uma das novidades deste ano será o encontro Tilápiatins, que mostra detalhes da cadeia produtiva da Tilápia, suas características e mercado. O Ruraltins traz ainda o resultado do Censo da Piscicultura, um trabalho realizado por nossos técnicos”, disse.

Abertura oficial

A abertura oficial Agrotins 2019 será nesta terça-feira, 7 de maio, às 9h, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A Agrotins, que ocorre até sábado, dia 11 de maio, é uma feira de tecnologia agropecuária considerada a maior da região norte do país, sendo uma oportunidade de acesso ao conhecimento científico, tecnológico, negócios, construção de novas parcerias e disseminação das práticas agropecuárias das empresas públicas e privadas.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Aquicultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais Instituições públicas e privadas do setor agropecuário.

Informações gerais do evento no endereço eletrônico: www.agrotins.to.gov.br