Notícias

Ruraltins apresenta vitrine de produção agrícola na Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras

13/05/2019 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

Entre os dias 16 a 19 de maio será realizada a 12ª Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (FEAPA). O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, apoia o evento com vitrines, palestras e workshop voltados aos produtores rurais, técnicos e estudantes da região.

Com o objetivo de fomentar a produção agrícola, o Ruraltins estará presente na FEAPA em uma área de 2.000m², apresentando a diversidade tecnológica como alternativa de produção para pequenas áreas, utilizando práticas sustentáveis que garantem o aumento da produtividade.

Serão ministrados pelo Ruraltins minicursos de produção de hortaliças orgânica, produção de adubos orgânicos e Sistemas Agroflorestais (preparação de canteiros com leguminosas, raízes, tubérculos, hortaliças e espécies florestais). Ainda será ofertado curso específico de processamento de hortaliças para merendeiras das escolas cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O intuito da capacitação é orientar quanto ao armazenamento de hortaliças e verduras para maior durabilidade.

Já as palestras terão temas voltados para o cultivo de hortaliças, irrigação de baixo custo para pequenas propriedades, manejo da banana e diversificação da propriedade. Os grupos de produtores receberão  as informações na Arena,  com arquibancada, montada exclusivamente para esse propósito. Logo após as palestras os agricultores serão encaminhados às unidades, onde visualizarão na prática o que aprenderam na Arena.

Para o Técnico Agropecuário, Felismino Coelho Alves, do escritório local do Ruraltins, em Palmeiras, a FEAPA é uma oportunidade de qualificação  dos produtores que abastecem o mercado de horticultura da região, como também em Estreito, no Maranhão.

“Nós estamos em uma região em que a hortaliça tem maior demanda, e no período das chuvas a produção cai. As tecnologias apresentadas na feira possibilitam ao produtor, garantia da produtividade, mantendo a escala de produção e o contrato com os clientes,” afirma Felismino.

O técnico ressalta ainda alternativas de baixo custo, como o sistema de irrigação implantado na localidade, que mostra o resultado das variedades de bananas resistentes as principais doenças, como a Sigatoka Negra. “Vamos mostrar aos nossos produtores as variedades de bananas produzidas com resistência a doenças, evitando o uso excessivo de agrotóxicos, viabilizando a produção na região, já que temos  mudas saudáveis,” disse o técnico.

Outra novidade nesta edição da feira é a troca solidária, que ocorrerá por meio de uma moeda própria, denominada Cédula Agro, com valores de  um, dois, cinco, dez e vinte agros.  As cédulas serão utilizadas pelas Instituições organizadoras do evento, na compra dos produtos que não tiverem saída. “O produtor poderá retirar os produtos do seu interesse no supermercado localizado na feira, usando as moedas recebidas. Os produtos comprados pelas instituições serão distribuídos em creches, escolas e demais entidades que recebem alimentos dos programas de governo”, explicou Felismino Coelho.

FEAPA

A feira acontecerá no Parque de Exposição da Agricultura Familiar Bentinho da Silva Bezerra, sendo uma realização do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins(IDEP), Prefeitura Municipal de Palmeiras e Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A FEAPA traz além das vitrines e capacitações de produtores, atrações culturais com shows de bandas gospel, sertanejas e forró.  A programação conta ainda com rodeios e cavalgada.

Público -Alvo

A feira é aberta a toda a sociedade com foco nos produtores rurais, técnicos e estudantes. Participarão do evento caravanas dos municípios de Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis e Darcinópolis, como também a Escola Técnica Agropecuária de Araguatins e Projetos de Assentamentos.