Notícias

Ruraltins prestigia lançamento da Agrotins 2019

08/04/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fernando Silveira, acompanhado do corpo técnico e administrativo do órgão, prestigiou o lançamento da19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que ocorrerá entre os dias 7 a 11 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas. O lançamento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, nesta segunda-feira (8), contando com as presenças do governador Mauro Carlesse, do Secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Cesar Halum, além de outras autoridades locais, empresários e produtores rurais.

O Ruraltins participa da Agrotins desde a primeira edição coordenando o Pavilhão da Agricultura Familiar,  espaço destinado as vitrines tecnológicas, que mostram aos agricultores novas alternativas de produção sustentável.

Em 2019, em uma área de aproximadamente 2,3 hectares, os técnicos do Ruraltins apresentarão um modelo de produção sustentável, trazendo as principais culturas, apropriadas ao produtor rural, por meio das unidades demonstrativas. “A Agrotins é uma oportunidade para o produtor rural observar as novidades e emprega-las em suas propriedades, ampliando assim suas atividades de forma a gerar renda e a conquista de novos mercados”, avalia Fernando Silveira.

Expositores

Além das unidades demonstrativas, o Pavilhão da Agricultura Familiar contará ainda com diversas palestras e a participação de expositores, representando todas as regiões do Estado,  comercializando produtos oriundos da agricultura familiar e artesanato rural.

Agrotins

Considerada a maior feira de agronegócio da região norte, a Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, do Ruraltins, do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas, ligadas ao setor produtivo.

Tem como objetivo levar conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando à transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.  Para esta edição, a Feira traz como tema Agronegócio de Atitude Sustentável.