Ruraltins e parceiros realizam Café com mulheres oficina de formação sobre direito das mulheres

10/04/2019 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

No intuito de contribuir com o desenvolvimento regional e fortalecer iniciativas de grupos informais de mulheres agricultoras, o escritório regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), de Miracema, e parceiros realizaram na quarta-feira,9, a oficina Café com Mulheres para construção de diálogos sobre identidades, territórios, direitos das mulheres e políticas públicas.

O Ruraltins que presta assistência técnica e extensão rural, a esse público, propõe e incentiva a construção coletiva de projetos de formulação, monitoramento e coordenação de políticas públicas com a finalidade de criar programas que defendam os direitos das mulheres agricultoras e produtoras rurais.

A economista Doméstico, Carina Géssika Irineu do Monte, que atua no escritório do Ruraltins de Miracema, afirma que a articulação para elaboração e implementação de um Conselho dos Direitos das Mulheres no respectivo município, ocorre desde 2015 e tem agregado novas instituições e ações a cada ano, contudo para que o Conselho seja efetivado e funcione de fato, é necessário refletir sobre igualdade, democracia e direitos.

“A ação pretende evidenciar a importância e participação das mulheres, fortalecer as iniciativas de grupo informais e formais de mulheres, buscar editais para captação de recursos, visando trabalhar numa perspectiva econômica, política, ambiental e social”, enfatizou.

Carina Géssika destaca ainda que as parcerias surgiram em prol do desenvolvimento local que acontece desde 2015 com novas ações a cada ano. “Uma dessas ações se refere à organização do dia 08 de março, dia internacional da mulher, ocorrido nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019”, finalizou.

Realização

A Ação que foi constituída no dia Internacional da Mulher, desde 2015, é realizada pelo escritório regional do Ruraltins, em Miracema, Associação da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z-16 de Miracema e Tocantínia (COPEMITO), Defensoria Pública de Miracema e Universidade Federal do Tocantins (UFT).