Ruraltins participa do encontro Rota do Peixe

01/04/2019 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

Nos dias 02 e 03 de abril acontece em Palmas, a primeira Rota do Peixe, com visitas técnicas as unidades que compõem o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura no Estado. Na oportunidade haverá também uma reunião com todos os entes envolvidos no projeto.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins é um dos parceiros do evento, que tem a frente a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SICS) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Conforme o Gerente de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Andrey Costa,  o órgão é o executor das ações diretas do arranjo produtivo da piscicultura, realizando o levantamento dos atores da cadeia, mobilizando o público alvo para oficinas, além de identificar os principais gargalos do setor.

“A proposta da Rota do Peixe é financiar projetos estruturados, e tem como objetivo levantar demandas, fazer matrizes e direcionar projetos, que podem ser financiados por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e demais instituições que apoiarão a ação”, disse o gerente, acrescentando que a Rota do Peixe ocorre devido aos avanços conquistados no desenvolvimento da atividade no Tocantins.

Programação

A primeira visita da Rota do Peixe será,  na manhã desta terça-feira (2),  no  Centro  de Pesquisa em  Melhoramento Genético de Peixes Nativos e Tilápia (Aquabel), em Brejinho de Nazaré. No período da tarde estará na Embrapa, Pesca e Aquicultura, Universidade Federal do Tocantins, encerrando na Praia da Graciosa, em Palmas.

Na quarta-feira (3), as Instituições ligadas ao  projeto se reúnem para apresentar propostas e direcionar à construção de projetos para possíveis financiamentos. Os atores da cadeia produtiva realizam as oficinas, visando elencar os problemas e propor ações para solucioná-los.