Notícias

Dirigentes das empresas de assistência técnica e extensão rural se reúnem em Brasilia

13/03/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira (13) e quinta- feira (14), acontece em Brasília a 55ª edição da Assembleia Geral Ordinária da Asbraer ( Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural), em conjunto com a Assembleia a Geral Ordinária do Consepa  (Conselho Nacional da Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária). O secretário César Halum, respondendo pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins ( Ruraltins), acompanhado do diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides, participa do evento.

A programação consta de apresentação das diretrizes dos órgãos parceiros da ATER pública brasileira como Embrapa, Anater, Secretaria de Defesa Agropecuária, Secretaria de Inovação, Desenvolvimento rural e Irrigação, Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, todas do MAPA, além da eleição dos Conselhos Diretor e Fiscal da Asbraer para o biênio 2019/2021.

A abertura da Assembleia aconteceu na manhã desta quarta-feira (13). Durante o encontro todos os dirigentes se apresentaram e Cesár Halum ressaltou a importância da Asbraer, como também a localização estratégica do Tocantins para o desenvolvimento do meio rural.  

“A Asbraer é o braço forte das entidades de assistência técnica e extensão rural, e nós precisamos dessa integração para o fortalecimento das ações e projetos de interesse do nosso Estado. No Tocantins a agricultura avançou muito, hoje temos 1,5 milhão de hectares plantados nos possibilitando colher cerca de 5 milhões de toneladas. Na pecuária avançamos a partir, também, da implantação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), adotando o sistema integração lavoura, pecuária e floresta", avaliou.

Na oportunidade o secretário frisou que o Tocantins é o corredor de exportação, no Norte do Brasil, ligando o Sul ao Norte do país e convidou todos os estados da federação para participarem da Agrotins 2019, que acontecerá de 07 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.  

O presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, coordenará a Assembleia que conta com a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, como anfitriã da reunião. Participam ainda da Assembleia os 25 dirigentes das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil.