Ruraltins realiza com sucesso dia técnico em Crixás

25/02/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Os extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Basf, realizaram um dia técnico sobre Sistema Barreirão - Integração Lavoura Pecuária”, como uma alternativa de produção para recuperação de áreas degradadas na formação de pastagem.

A ação aconteceu, na sexta-feira, 22, no município de Crixás, a 171 km de Palmas, na Fazenda Cria Bem, de propriedade do produtor Alicio Alves dos Santos, reunindo aproximadamente 80 pessoas, entre agricultores, técnicos, pesquisadores e autoridades locais.

No local foi implantanda uma unidade demonstrativa, onde o produtor aplicou o cultivo de arroz consorciado com o plantio do capim Zuri, e após 100 dias, já colhe os primeiros resultados. Na oportunidade o Ruraltins, por meio do escritório local de Aliança, e parceiros apresentaram palestras sobre a viabilidade técnica e econômica, além das vantagens desse modelo de produção.

“A propriedade é uma das 80 Unidades Demonstrativas implantadas, em todas as regiões do Estado, do Plano ABC (Agricutura de Baixa Emissão de Carbono), executado por nossos extensionistas e a Embrapa.  A integração entre a extensão rural, a pesquisa e o produtor rural alcançou 650 agricultores em 80 municípios. O encontro em Crixás foi um sucesso, levando mais conhecimento e novas tecnologias voltadas a recuperação do solo e ao aumento da produtividade no campo”, informou o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edimilson Rodrigues.

O produtor Alicio Alves dos Santos disse que o dia técnico foi muito importante para que os produtores da região pudessem conhecer  o que pode ser feito em suas propriedades de maneira correta, evitando prejuizos.

“Quando adquiri essa terra, há dois anos, estava totalmente abandonada e degrada. Eu tinha comigo o sonho de recuperá-la, além de ter uma assistência técnica de graça, pois  as condições financeiras são muito pequenas. Então resolvi procurar o escritório do Ruraltins e os técnicos de pronto me atenderam. A equipe veio, levantou um diagnóstico e começamos a trabalhar o solo até chegar nessa maravilha que vocês estão vendo aqui. O arroz já no ponto de colher e o capim na altura para a introdução do gado. Hoje estou muito feliz, já são 21 hectares de área recuperada, com o consorcio do arroz e a pastagem, baixando assim os custos da minha recuperação de pastagem. Os meus vizinhos estão percebendo que está dando certo, e esses eventos servem para mostrar todas as possibilidades. Quero que todos continuem me ajudando, e não vou parar por aqui”, frisou animado o produtor.

30 anos

O Ruraltins, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, está presente nos 139, com mais de 400 extensionistas rurais. Há 30 anos, esses profissionais oferecem serviços de assistência técnica e orientação ao produtor quanto ao plantio e condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças; criação de bovinos de corte e leite, além de pequenos animais como galinhas, ovinos e caprinos. As orientações chegam também nas áreas de apicultura, piscicultura, projetos de irrigação, projetos de crédito rural e cursos de capacitação para os agricultores.