Governo capta recursos no valor de R$ 10 milhões para beneficiar 61 municípios com aquisição de tratores por meio de emenda parlamentar

27/12/2019 - Lúcia Brito/ Ruraltins

Após empenho pessoal do governador Mauro Carlesse, recursos no valor de R$ 10 milhões foram destinados para a compra de tratores com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas no campo. A proposta vai beneficiar 61 cidades do Tocantins, por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Carlos Henrique Gaguim.

Conforme informações do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, a captação desse recurso faz parte de uma atuação muito forte, tanto do Governo do Estado, quanto do parlamentar em prol dos produtores rurais, e visa atender ao projeto de reestruturação do setor agrícola desenvolvido pelo órgão, possibilitando a aquisição de 64 tratores.

Importante parceria

Estudos revelam que o Tocantins possui metade do seu território com potencial para a agricultura, terras férteis, de valor competitivo no mercado e de topografia plana, o que favorece o processo de mecanização agrícola. Todavia, a maioria dos produtores não dispõe de recursos financeiros para aquisição de maquinários, sendo muito importante essa parceria para estruturar o setor agrícola.

“O governador Mauro Carlesse, como também o deputado Carlos Gaguim, sensíveis às demandas da classe produtora, são cientes de que os recursos federais são necessários para alavancar as atividades desenvolvidas no campo. E essa atuação conjunta em favor dos produtores rurais é muito importante, tornando possível a aquisição dos tratores, ferramentas essenciais para o setor agrícola”, disse o gestor.

Momento de agradecimento

O presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, agradece a destinação do recurso, avaliando ainda que a iniciativa vai fomentar o setor agropecuário, além de auxiliar os municípios no processo produtivo, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, o avanço econômico e social.

“O momento é de agradecimento, pelo trabalho do governador Mauro Carlesse, na captação desse recurso e ao deputado Carlos Gaguim, por assegurar o dinheiro para a aquisição dos tratores, que são os veículos mais utilizados nas tarefas da agricultura, como arar e cultivar a terra. Sem essa ferramenta o processo produtivo se torna muito mais lento e com poucos resultados efetivos. Só temos a agradecer pela destinação do recurso que chega para aliviar o trabalho dos produtores rurais”, ressaltou o gestor.

Municípios a serem atendidos com tratores

Serão contemplados com a emenda parlamentar os municípios de  Abreulândia, Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Almas, Alvorada, Angico, Aparecida do Rio Negro, Araguaçu, Araguanã, Araguatins,  Arapoema, Augustinópolis, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Cariri do Tocantins, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Chapada de Areia, Colméia,  Conceição do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Dueré, Esperantina, Fátima, Formoso do Araguaia, Itaguatins, Itaporã do Tocantins, Jaú do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Monte Santo do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pequizeiro, Piraquê, Ponte Alta do Bom Jesus, Praia Norte, Presidente Kennedy, Pugmil, Recursolândia, Sandolândia, Santa Tereza do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, São Valério da Natividade, Sítio Novo do Tocantins, Talismã, Tocantínia e Xambioá.