Notícias

Projeto do Governo do Tocantins receberá emenda parlamentar de R$ 10 milhões para aquisição de tratores

23/12/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Um projeto elaborado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) vai impulsionar as atividades agrícolas em 61 municípios tocantinenses em 2020.

Denominado de “Ferramenta estruturante para o setor agrícola” o projeto terá recursos financeiros no valor de R$ 10 milhões, obtidos por meio de emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal Carlos Henrique Gaguim, para restruturação das propriedades rurais mediante aquisiçãode tratores.

Segundo o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, a proposta apresentada contou com todo empenho por parte do governador Mauro Carlesse, junto a bancada federal, por entender que muitos produtores não tem condições de adquirir maquinário para auxilia-lo em suas atividades agrícolas, o que torna o processo produtivo mais lento e com poucos resultados efetivos.

“Diante dessa carência de mecanização no campo, que acaba sendo um fator limitante para o aumento da produtividade, apresentamos essa proposta para aquisição de 64 tratores, que foi prontamente atendida pelo governador e viabilizada pelo Deputado Carlos Gaguim para beneficiarmos os municípios do Estado, no próximo ano. Só temos a agradecer pela destinação do recurso que vem para aliviar o trabalho dos produtores rurais” avaliou o gestor do Ruraltins.

Resultados

O projeto apresentado pelo Ruraltins alcançará 1.280 produtores rurais, e espera com a utilização dos tratores um aumento na produtividade das propriedades rurais atendidas pelo projeto, contribuindo para melhorar a qualidade de vida desses agricultores por meio da diversificação da produção e incremento em sua renda.