Ruraltins de Miracema apoia ações de reflexões e valorização das mulheres

07/10/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O escritório regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Miracema apoia as ações voltadas para as reflexões e valorização das mulheres através de reuniões mensais intitulada como Café com Mulheres.

O encontro conta com temas diferentes que envolvem as relações entre homens e mulheres, seja no trabalho, família, nas mídias, dentre outras.

Na sua 6ª edição, o Café com Mulheres visa promover debates referentes às diversas formas de violências contra as mulheres. Com o tema "Violência Nossa de Cada Dia", o encontro ocorrerá nesta terça feira, 8, das 16h às 18h na sede da Colônia de Pescadores.

A iniciativa conta com parcerias da Defensoria Pública, da Universidade Federal do Tocantins e da Colônia de Pescadores Profissionais Z16 de Miracema e Tocantínia.

O Café com Mulheres teve início no mês de março deste ano, e traz abordagens e discussões diversificadas.

De acordo com a extensionista e Economista Doméstico, da regional do Ruraltins, em Miracema, Carina Géssika Irineu do Monte, as discussões  iniciaram com um  grupo de mulheres pescadoras, em 2015, mas desde o inicio deste ano outras mulheres de Miracema têm sido convidadas a partir da idealização desse projeto.

“Nosso objetivo é refletir sobre as construções sociais direcionadas aos homens e mulheres, e quais as consequências dessas relações "impostas" por nossa sociedade, e como isso afeta o nosso cotidiano. Reflexões essas que são organizadas por temas que permeiam a autoestima, empoderamento, tipos de violência contra as mulheres, rede de apoio a situações de violências contra as mulheres, dentre outras”, frisa Carina Géssika.