Ruratins apoia produtores no acesso ao crédito rural em São Félix do Tocantins

10/10/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Em São Félix do Tocantins, a 263 km de Palmas, a Associação Rural dos Agricultores Familiares da Barrinha, além de produtores de outras localidades do município, recebem até esta sexta – feira, 11, o Mutirão do Agrocrédito.

A iniciativa, coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), tem por objetivo facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural e atender as demandas apresentadas

Durante a abertura oficial do mutirão, no dia 9, ao falar para os produtores, o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, destacou que a região do Jalapão é uma plataforma do turismo muito conhecida pelos brasileiros, provocando assim uma procura maior por produtos que podem ser ofertados pela agricultura familiar.

“Hoje o Jalapão é o destino turístico de muitos brasileiros, atraídos pelas belezas naturais, e que ao chegarem querem experimentar a culinária regional, e isso faz aumentar a procura por produtos alimentares, que muito de vocês tem condições de produzir e que serão consumidos nos restaurantes, panificadoras e hotéis. Isso é uma oportunidade, pois além de produzir para o próprio consumo, vocês vão vender para outros experimentarem”, disse.

Thiago Dourado, observou ainda que ações importantes estão sendo projetadas pelo Governo do Tocantins, para a região do Jalapão, a exemplo de pequenas agroindústrias que vão beneficiar a comunidade.

“Estamos passando agora por um novo desafio, que é produzir para vender para o mercado, para que vocês tenham recursos para comprar aquilo que não é produzido nas propriedades. Hoje, vocês estão tendo a oportunidade de encabeçar esse processo. O cavalo está passando arriado na porta, vocês têm que pegar na cela, montar e cavalgar. Os técnicos do Ruraltins vão estar nas propriedades dando um direcionamento, pensando junto com vocês, um projeto para ser executado. A propriedade rural é como se fosse uma pequena empresa. Por isso, é preciso pensar o quanto se quer investir, e o retorno que terá com esse investimento. As tecnologias estão disponíveis a todo mundo, e em todo lugar. Tudo pode ser feito, tudo pode ser transformado, depende do tempo de vocês e da força.de cada um para que possa transformar a própria vida. Sigam o que for direcionado, pelos técnicos do Ruraltins, porque é nesse sentido que vamos trabalhar, para que vocês alcancem muito sucesso”, frisou o presidente do Ruraltins.

Presente ao encontro, o prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro, alinhado ao mesmo pensamento destacou que é preciso incentivar as pessoas a trabalharem para o seu auto sustento. “Estamos aqui para criar ferramentas que auxiliem os produtores a gerarem sua própria renda. Por isso, vamos nos empoderar dos projetos que serão elaborados e colocar em prática tudo que for aprovado. Tenho certeza que com a assistência técnica do Ruraltins, os projetos serão validados pelas instituições financeiras e vocês terão condições de executar o que for proposto, ajudando a desenvolver a nossa região e as famílias que aqui vivem”, avaliou o prefeito.

O agricultor Nonato Martins, da Associação ressaltou a importância do momento. “É uma honra estar aqui hoje. Unidos conseguiremos muita coisa. Tenho certeza que tudo vai dar certo”, disse o agricultor.

Segundo o engenheiro agrônomo, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, um dos profissionais do Ruraltins, responsável pela elaboração de projetos de crédito para a região, em São Felix, 20 membros da Associação Rural dos Agricultores Familiares da Barrinha, além de outros 20 agricultores familiares individuais, serão atendidos nesta etapa.

“Em uma parceria com a Prefeitura Municipal, que mobiliou toda a classe de agricultores, vamos executar o trabalho de campo, realizando levantamento e organização de toda documentação para a confecção dos projetos e assim projetar os sistemas produtivos que os agricultores desejam implantar ou melhorar em suas propriedades”,  disse o engenheiro agrônomo.

Crédito rural

Por meio das ações dos extensionistas, milhares de agricultores são beneficiados pelo crédito rural, em todo estado.  O Ruraltins disponibilizou, em 2018, via banco do Brasil e Banco da Amazônia, mais de R$ 50 milhões aos agricultores familiares, sendo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a linha de crédito mais acessada.

Os recursos são aplicados pelos agricultores em reforma da pastagem, infraestrutura rural, aquisição de matrizes leiteiras/corte, tratores, máquinas e outros equipamentos indispensáveis às atividades desenvolvidas no campo.