Governo e parceiros realizam VI Seminário Estadual de Agroecologia nesta sexta-feira

10/10/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Com o tema “Bioeconomia no Desenvolvimento Rural Sustentável”,  o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Centro Universitário Luterano de Palmas, realiza o VI Seminário Estadual de Agroecologia 2019, nesta sexta-feira,11 de outubro, a partir das 8h, no auditório do Ceulp/Ulbra, em Palmas.

O tema Bioeconomia é uma discussão atual, que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lançou o Programa Bioeconomia Brasil.

O programa busca promover a articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos pequenos agricultores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.

Segundo o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, na sua sexta edição, o Seminário Estadual visa debater as políticas e estratégias voltadas para Bioeconomia com a produção de alimentos mais sustentável tendo como base a agroecologia. “A programação está muito rica com palestras e debates sobre o tema, onde os participantes terão acesso a relatos de experiências e troca de saberes, com o objetivo de apresentar alternativas eficazes de produção sustentável que possam garantir a segurança alimentar e a saúde dos consumidores. O Tocantins tem uma diversidade muito grande de produção que pode ser explorada dentro da agroecologia, com um mercado crescente, e o seminário vai trazer esse panorama”, frisou o gestor.

Para participar de toda a programação, o interessado pode acessar o link http://bit.ly/VIseminario e realizar a sua inscrição. Com início às 8 horas, o Seminário terá como atração de abertura a apresentação tradicional do Teatro Mumbuca, além de palestras, detalhes e ainda, paralelo ao evento, a Feira de Produtos Agroecológicos.

Os assuntos abortados serão: Bioeconomia na Agricultura Familiar, Desafios e Perspectivas da Produção de Bioarte para a Agricultura Familiar, Agroecologia e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs).

Apoiadores

O VI Seminário de Agroecologia ocorrerá no auditório do Ceulp/Ulbra, em Palmas, das 8h as 18h, sendo voltado para agricultores, pesquisadores, estudantes, técnicos, professores, profissionais da área, bem como a toda a população.

O seminário conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Unitas Agroecológica(Ceulp/Ulbra), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

08:00   -  Credenciamento.

08:30  -   Solenidade de Abertura.

09:00  -  Teatro Mumbuca.

09:30  -  Palestra: Bioeconomia na Agricultura Familiar. Marco Aurélio Pavarino - Coord. Geral de Agroecologia e Produção Sustentável da SAF/MAPA.

10:30  -   Intervalo.

11:00  -  Palestra: Desafios e Perspectivas da Produção de Bioarte para a Agricultura Familiar. Francisca Helena Rosendo - Extensionista Rural Assistente Social do RURALTINS.

11:45  -   Debate.

12:00  -   Almoço.

14:00  -   Palestra: Agroecologia e PANC Tem Tudo a Ver.  Prof. Dr. Valdely Ferreira Kinupp - Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amazonas - IFAM.

15:30  -  Intervalo.

16:00 - Caminhada PANC nos Cultivos Agroecológicos do CEULP/ULBRA. Prof. Dr. Valdely Ferreira Kinupp - Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amazonas - IFAM.

17:00  - Debate

17:15  - Troca de Propágulos, Sementes e Saberes.

17:45  - Encerramento.

FEIRA

8h às 18h - Feira de Produtos Agroecológicos.