Técnicos da extensão rural são capacitados em agricultura de baixa emissão de carbono

14/08/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Entre os dias 15 e 17 de agosto, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), que atuam em todas as regiões do Estado, participam do 3º módulo da capacitação continuada do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), voltada para intensificação da produção bovina de corte.

O encontro será realizado, em Palmas, das 8h às 17h30, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA), com carga horária de 20 horas. A iniciativa tem o objetivo de formar multiplicadores, para aumentar o número de produtores rurais que utilizem técnicas sustentáveis de produção.

Na programação constam apresentações de Unidades de Transferência Tecnológica e de casos de sucesso em sistemas intensivos de bovinos de cortes, além de palestras focadas em manejo integrado de pragas em pastagens, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas em pastagens, prática de aplicação de defensivos agrícolas, instalação e manejo de cercas elétricas.

O engenheiro agrônomo, do Ruraltins de Divinópolis, Vinicius Arruda de Azevedo, um dos participantes da capacitação, destaca que o módulo traz como novidade a presença de produtores. “Quando os produtores participam conosco, atestam o que a gente fala, e isso é muito bom. Esperamos que esse módulo traga  informações relevantes ao projeto que já tem muitos resultados”, afirma.

Durante o encontro também será apresentado dados econômicos das propriedades que adotaram as práticas do ABC e os produtores que mais se destacaram nesse sistema de produção serão premiados.  “Isso incentiva o produtor, como também o técnico, a trabalharem sempre juntos em busca de melhores resultados”, finaliza o engenheiro.

Parceria

A capacitação é uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), Embrapa e o Ruraltins, que atende o convênio de n° 817962/2015 envolvendo cerca de 60 extensionistas rurais.

Nos últimos três anos, o Ruraltins já implantou 36 Unidades de Referencia Tecnológica, focadas na recuperação de pastagens degradadas.

Saiba mais sobre o plano ABC

O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com os Estados e Municípios.

O ABC visa aumentar o número de produtores rurais que utilizem técnicas sustentáveis. Para atingir esse objetivo, esses órgãos trabalham em conjunto para capacitar multiplicadores do plano nos Estados. Com esse propósito, estimula a redução das emissões de carbono no setor agropecuário baseado em tecnologias como o sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio no solo, plantação de florestas comerciais e tratamento de resíduos de animais.