Notícias

Agroalmas impulsiona economia da região sudeste

15/04/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Em sua 2ª edição, a Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas), movimentou a cidade de Almas, na região sudeste do estado, nos dias 13 e 14 de abril. Com a participação de milhares de pessoas, dos municípios que compõem a região, bem como de Palmas e de outras cidades dos estados vizinhos, como Maranhão e Pará, a Feira proporcionou conhecimento, troca de experiências e a realização de grandes negócios.

O evento, ocorrido no Colégio Agrícola de Almas, contou com uma ampla programação envolvendo dias técnicos voltados à piscicultura e bovinolcultura, além de exposições de animais de grande e pequeno porte, máquinas e implementos agrícolas, Feira da Agricultura Familiar, cursos de apicultura e sisteminha da Embrapa de produção integrada, apresentações culturais e amostras das comunidades quilombolas, das escolas municipais, estaduais, do Instituto Federal do Tocantins e do turismo regional.

O vice-presidente do Ruraltins, Rui Carlos Brito Costa, que atualmente responde pelo órgão, prestigiou a abertura oficial da Agroalmas, destacando que as parcerias com instituições públicas e da iniciativa privada, contribuíram para que a feira atraísse produtores, em busca de novos conhecimentos para aplicar nas localidades onde moram, fortalecendo não só as famílias rurais, como também a população urbana.

“É grande a nossa satisfação em ver que o objetivo da Agroalmas foi alcançado, que é a transferência de tecnologias, onde a pesquisa vem ao encontro das demandas do homem do campo. O Ruraltins, apesar de todas as dificuldades, não mediu esforços para atender, dentro das nossas possibilidades, as reivindicações para que a feira acontecesse.  O órgão conta com 66 servidores, distribuídos em 15 municípios da região, atendendo 3.500 agricultores. Sendo que, desse número, 1.100 são do município de Almas, e acredito que estamos cumprindo nossa missão ao proporcionar, aos produtores, condições para que melhorem a vida de suas famílias, com qualificação e a geração de renda", ponderou o gestor.  

Segundo um dos organizadores e chefe do escritório local do Ruraltins, João Filho, a cada ano a feira supera as expectativas e promove o crescimento econômico e social do município.  “Quero ressaltar a importância desse evento, não só para a cidade de Almas, mas para  a região sudeste do estado do Tocantins. A cada ano, a Agroalmas vem provocando uma transformação na economia local, onde todos os hotéis estão lotados, comerciantes e expositores vendendo. É um evento que começou, há quatro anos, com um dia de campo para mostrar os resultados do Plano ABC, que é o desenvolvimento de uma agricultura com baixa emissão de carbono. No primeiro ano tivemos a participação de 300 pessoas, no ano seguinte tínhamos 600, no terceiro 1.500 pessoas e neste ano, ainda não fechamos os números, mas a nossa meta era atingir 5.000 visitantes. Ressalto que tudo isso é resultado do envolvimento de dezenas de parceiros, que só fortalecem a extensão rural, responsável pela transformação no campo e na cidade", frisou.

Para a gestora do Colégio Agrícola de Almas, Dolores Lima da Silva Borges, esses dias foram muito valiosos para a aprendizagem também dos estudantes.

"Me sinto emocionada ao falar da importância da Agroalmas para o nosso colégio. É visível os benefícios na parte estrutural e também na área educacional, essa a mais importante, sem dúvida nenhuma. Aqui, tivemos muitas palestras, cursos como o de abelhas sem ferrão, sisteminha de produção integrada, da Embrapa, e a implantação de uma unidade de produção, com mais de 25 variedades de soja, com a participação ativa dos nossos alunos, dentre outras ações. E esse aprendizado, na prática, é fundamental para os estudantes, futuros técnicos”, avaliou a gestora.

O Prefeito de Almas Wagner Nepomuceno Carvalho, ressaltou o momento ímpar que o município está vivendo com a realização da Agroalmas.

"O setor agropecuário, em especial a agricultura familiar, sustenta o nosso país.  É das pequenas propriedades rurais que vem a comida diversificada que colocamos na mesa todos os dias. Por isso, demos total apoio a Agroalmas, que só engrandece a nossa região, por meio do Ruraltins, com a divulgação de tudo o que temos a oferecer ao Tocantins e aos agricultores. Vivemos hoje um momento ímpar no município e somos muito gratos por tudo isso”, disse o prefeito

 O agricultor, Elismário Silva, disse que a participação dos produtores, em eventos como a Agroalmas, é de suma importância para o desenvolvimento das atividade rurais. “Participar desses encontros é muito bom, pois mostram o que podemos melhorar na condução das lavouras, com menos gastos e prejuízos. Além disso, estamos em contato direto com as instituições que podem nos auxiliar e esclarecer nossas dúvidas", observou.

Presenças

Prestigiaram a Agroalmas 2018, empresários, autoridades das esferas federal, estadual e municipal, técnicos de instituições públicas e privadas, produtores rurais, estudantes e a sociedade em geral. No encerramento das atividades, os organizadores anunciaram que, no próximo ano [2019], a feira será denominada de Agrosudeste, contemplando assim todos os municípios que compõem a região. O encontro será de três dias, com um dia dedicado à cadeia produtiva da fruticultura, no projeto Manuel Alves.

Agroalmas

A agroalmas tem como objetivos apresentar resultados e disseminar  as tecnologias Plano ABC, que trata da Agricultura de Baixa emissão de Carbono, visando o aumento da produtividade e da lucratividade agropecuária.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro), bem como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Banco da Amazônia, Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), da Prefeitura Municipal de Almas, Colégio Agrícola de Almas e Fazenda Galiléia, com o apoio de parceiros e instituições privadas.