Entrega de veículos e computadores reforçam trabalho da extensão rural no Tocantins

06/03/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 6, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) entregaram 49 veículos e 40 computadores para os escritórios das setes regionais que compõem a estrutura administrativa do órgão. Os veículos e os equipamentos de informática, que somam investimentos de R$ 2,3 milhões, têm por objetivo qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural nos municípios tocantinenses, sendo frutos de convênios celebrados entre Ruraltins e Sead.

A entrega contou com a presença da vice-governadora Claudia Lelis, que, na oportunidade, ressaltou a importância do trabalho da extensão rural para o desenvolvimento do setor agrícola tocantinense. “O sucesso de toda cadeia produtiva começa com o produtor rural, mas, lá na ponta, pequenos e médios produtores precisam do apoio fundamental dos extensionistas na condução das suas atividades, na apresentação das novas tecnologias, que possam garantir a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Dessa forma, esses veículos e computadores reforçam o compromisso do governo em proporcionar uma melhor estrutura de trabalho aos servidores, beneficiando diretamente a nossa população”, frisou.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, destacou que os investimentos, além de viabilizar o serviço de assistência técnica em todo o Estado, ajudam no cumprimento das metas estabelecidas e recuperam a confiança dos parceiros na extensão rural. “A missão que nos foi dada de recuperar a extensão rural está sendo cumprida, pois estamos fazendo uma administração focada em resultados. Ao longo desses três anos de atuação, no Ruraltins, renovamos 80% da nossa frota de veículos, adquirimos cerca de 300 novos computadores e 120 aparelhos GPS. Além disso, reativamos e abrimos novos escritórios, retomamos as obras do escritório central e arrecadamos R$ 64 milhões em contratos, convênios e parcerias. Recurso esse que está sendo aplicado agora e continuará por mais dois ou três anos. Com essa estrutura, atraímos a atenção da iniciativa privada, que tem nos procurado para firmar termos de cooperação técnica. Saímos de 11 mil famílias atendidas em 2014 para 26 mil famílias, até agora, um aumento de 135% no número de atendimento. Isso nos orgulha e mostra a força dos servidores e extensionistas, que fazem parte da nossa luta e do cumprimento das metas estabelecidas na nossa administração”, pontuou.

Representando os servidores do Ruraltins, na solenidade de entrega, Ana Karen, gerente da região de Miracema, parabenizou a atual gestão e equipe pela busca incessante de recursos para estruturar o órgão e dar melhores condições de trabalho aos extensionistas. “Veículos e equipamentos de informática são indispensáveis para viabilizar nossos serviços. Acreditamos que o crescimento do Estado depende em parte da agricultura familiar. Valorizando e fortalecendo a extensão rural, fortalecemos também os agricultores”, afirmou.

O delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, no Tocantins, Sebastião Pelizari Júnior, participou da entrega e fez uma breve apresentação do histórico da extensão rural no país, reforçando sua importância no contexto atual. Na oportunidade, também falou sobre as políticas públicas do governo federal no Tocantins, a exemplo da retomada do crédito fundiário, além de destacar a parceria da Sead com o Ruraltins em várias ações, como as chamadas públicas. "Das quatro chamadas públicas da Sead, no Tocantins, três são com o Ruraltins. Quero aqui parabenizar toda equipe pelo trabalho brilhante na condução dessas atividades", ressaltou.

Participaram ainda do evento o vice-presidente do Ruraltins, Rui Costa, prefeitos, secretários de Estado, presidentes de autarquias, deputados estaduais, extensionistas e servidores do Ruraltins, além de outras instituições ligada ao setor agropecuário.

Extensão rural

O Ruraltins conta com uma força de trabalho de 700 servidores e está presente nos 139 municípios tocantinenses, prestando atendimento para 26 mil famílias de produtores, incentivando boas práticas de produção e difundindo novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida no campo, por meio de programas, convênios e ações. São 96 unidades locais de execução de serviços, distribuídas em sete regionais, além de sete postos avançados de atendimento.

A Instituição atua em diversas áreas, onde os técnicos oferecem assistência e orientação quanto ao plantio e à condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças; criação de bovinos de corte/leite e de pequenos animais (ovinos e caprinos); apicultura; piscicultura; projetos de irrigação; projetos de créditos rurais das atividades agropecuária financiados pelos bancos, principalmente Banco da Amazônia e Banco do Brasil.