Notícias

Ruraltins entrega veículos e computadores para qualificar os serviços de assistência técnica nos municípios

02/03/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Com o objetivo de qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural, nos municípios tocantinenses, o Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), via convênios firmados com a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), entregará 49 veículos novos, modelo Gol, e 40 Ultrabooks . A solenidade acontecerá no dia 6 de março, a partir das 8h30, no pátio do Ruraltins, em Palmas.

Os veículos e equipamentos de informática, que somam investimentos de R$ 2,3 milhões, serão distribuídos entre as sete regionais do órgão, localizadas nos municípios de Araguatins, Araguaína, Gurupi, Paraiso, Porto Nacional, Miracema e Taguatinga. 

De acordo com o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a iniciativa faz parte da politica de estruturação dos escritórios do órgão, em todo Estado, como forma de valorizar e fortalecer as atividades dos extensionistas junto aos agricultores.

“A nossa administração vem priorizando as metas que estabelecemos, e uma delas é a estrutura de trabalho. O veiculo, como sabemos, é uma ferramenta indispensável para o extensionista, que precisa trafegar com segurança até a propriedade do agricultor e ali realizar suas atividades. Desde que assumimos conseguimos renovar 80% da frota de veículos do Ruraltins. Além disso, estamos agilizando os serviços internos com a entrega de equipamentos de informática, a exemplo dos Ultrabooks, que serão disponibilizados junto com os carros aos nossos escritórios. Afirmo que ao longo dos últimos três anos, a luta tem sido incessante para dar condições de trabalho aos servidores do órgão e,  superando as dificuldades, conseguimos avançar”, frisou o presidente.

25 mil famílias atendidas

O Ruraltins conta com uma força de trabalho de 700 servidores e está presente nos 139 municípios tocantinenses, prestando atendimento para aproximadamente 25 mil famílias de produtores, incentivando boas práticas de produção e difundindo novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida no campo, por meio de programas, convênios e ações. São 96 unidades locais de execução de serviços, distribuídas em sete regionais, além de sete postos avançados de atendimento.  

A Instituição atua em diversas áreas, onde os técnicos oferecem assistência e orientação quanto ao plantio e condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças; criação de bovinos de corte/leite e de pequenos animais (ovinos e caprinos); apicultura; piscicultura; projetos de irrigação; projetos de créditos rurais das atividades agropecuária financiados pelos bancos, principalmente Banco da Amazônia e Banco do Brasil.