Produtores recebem informações sobre Compra Direta em Tupiratins

06/02/2018 - Lúcia Brito/ Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tupiratins, reuniu produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)/Compra Direta, para apresentar as ações em 2018. O evento, realizado na Câmara Municipal, na segunda-feira (5), contou ainda com a participação de entidades socioassistenciais que atuam no município.

De acordo com Isaias Gama, chefe do escritório local de Presidente Kenedy, responsável pelo atendimento em Tupiratins, durante o encontro, além das informações relacionadas ao PAA, aconteceram ainda palestras sobre Práticas de Produção de Produtos de Origem Vegetal Manipulados; Regularização e Regulamentação do SIM ( Serviço de Inspeção Municipal) e Destinação dos produtos adquiridos pelo PAA.

Resultados

Em 2017, o PAA foi executado em 129 municípios, com aquisição de mais de três milhões de quilos de alimentos, beneficiando 245.469 pessoas, atendidas por 914 entidades socioassistenciais. O número de agricultores alcançados somaram 2.868, sendo aplicado um montante de R$ 15,1 milhões.

Para 2018 já está liberado mais R$ 6 milhões para aquisição de produtos até o próximo mês março, quando se inicia um novo processo com outros valores.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.

Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, com preços praticados no mercado, estimulando os processos de agregação de valor à produção. A compra pode ser feita sem licitação e cada agricultor pode vender até R$ 6.500/ano.

Acesso

Podem ter acesso ao programa os agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais ou empreendimentos familiares rurais portadores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).