Notícias

Dia de Campo mostra novidades em sementes de soja

02/02/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Técnicos, produtores, pesquisadores e estudantes participaram nesta sexta-feira (2), do dia de campo sobre a soja, realizado na Fazenda Veneza, localizada no município de Caseara, a 258 km de Palmas, pela Uniggel Sementes. O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, esteve presente representando o governador Marcelo Miranda.  

A programação do evento teve incio com visitas as estações, montadas na área de lavoura da propriedade, onde os participantes ouviram dos palestrantes explicações sobre as diversas variedades de sementes de soja disponíveis no mercado, adequadas as várias regiões do País. Os grupos também observaram, em cada estação, as tecnologias utilizadas, na hora do plantio, para a obtenção dos melhores resultados. “Essa é uma região nova na agricultura do Estado, mas que está crescendo muito. O objetivo principal desse evento é realmente mostrar aos produtores o que temos de novidades e os materiais com alto potencial de produtividade, para obter bons resultados no agronegócio tocantinense”, avaliou Fausto Garcia, produtor e um dos proprietários da Unigell Sementes.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, o encontro foi uma grande oportunidade para a obtenção de conhecimentos em torno das experiências empregadas na produção de soja, um dos grãos mais cultivados no Tocantins. “O que presenciamos aqui, vamos levar aos produtores para que alcancem uma maior produtividade na próxima safra. É muito importante conhecermos as opções de sementes de soja disponíveis e as novas tecnologias, no sentido de facilitar o cultivo e aumentar a lucratividade das lavouras”, enfatizou.  

No evento, os produtores também tiraram dúvidas sobre o processo tecnológico das sementes tratadas industrialmente. O  dia de campo foi encerrado com almoço de confraternização e show musical.

A Unigeel Sementes  está presente no Tocantins desde 2009, com unidades de beneficiamento de sementes em Lagoa da Confusão e Campos Lindos, além de escritórios em Palmas, Gurupi, Caseara e Pium.