Ruraltins e Banco da Amazônia realizam ação FNO Itinerante

19/12/2018 - Iranilde Gonçalves/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira (19), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Banco da Amazônia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, realizam uma ação denominada “FNO itinerante”, que visando à apresentação das linhas de créditos disponíveis aos produtores e a elaboração de projetos de crédito rural na região. O evento acontecerá na Câmara municipal do município, a partir das 19h.

De acordo com Isaías Gama da Silva Neto, chefe da unidade local do Ruraltins, em Presidente Kennedy, a expectativa é elaborar propostas e projetos que beneficiarão cerca de 50 produtores, no montante de aproximadamente 1,5 milhão, nas linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Mais Alimentos, entre outras linhas de interesse dos beneficiários.

“A ideia de realizar o evento, foi em função de fortalecer a parceria que temos com o Banco da Amazônia em benefício dos agricultores. Durante a ação, queremos divulgar todas as linhas de créditos disponíveis e incentivar os produtores a acessarem, pois são linhas de créditos específicas para eles. Estamos nos organizando com o Banco, para atender hoje, aproximadamente 50 produtores, com o desejo de injetar na economia do município o montante de cerca de 1,5 milhão por meios dos projetos de crédito que pretendemos elaborar ainda este ano”, comentou Isaías.

As linhas de créditos são consideradas ferramentas essenciais para fomentar a produção de alimentos no estado, como também para melhoria das condições de trabalho e mais qualidade de vida no meio rural. Só este ano, os atendimentos já ultrapassaram os 6.200 beneficiários no Tocantins, por meio da elaboração de mais de 1.030 projetos com valor equivalente a mais de 50 milhões, sendo que desse montante, foram liberados aproximadamente 330 projetos, com valor de 16,100 milhões.