Notícias

Ruraltins recebe Comenda Semear pelos serviços prestados

14/12/2018 - Iranilde Gonçalves/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira (14), o Instituto de Desenvolvimento Rural Tocantins (Ruraltins), foi homenageado e recebeu a Comenda Semear, pelos serviços prestados em todo Estado. A homenagem foi realizada pela Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), que representa cerca de 120 mil agricultores e produtores rurais da agricultura familiar tocantinense. O evento aconteceu na zona rural de Palmas, chácara “Lugar para se viver bem”, localizada na BR 10. Entre os homenageados, destacamos a extensionistas social Zilda Ferreira Pires, da unidade local de execução de serviços do Ruraltins em Palmas.

Para o vice-presidente do Ruraltins Fábio Lima, que participou do evento, a Comenda Semear vem reafirmar o importante papel do órgão e representa a valorosa missão dos mais de 700 servidores em todo estado, que atendem as famílias rurais, especialmente os pequenos agricultores.

“Conscientes da nossa missão em promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado, nós do Ruraltins temos contribuído para o crescimento econômico e social das famílias em todo Estado, por meio de fomento às políticas públicas que chegam às comunidades rurais via Ruraltins, focando as ações de assistência técnica e extensão rural, voltadas para os setores ambiental, produtivo e de inclusão social. O setor agropecuário tem se fortalecido de forma concreta, tendo o Ruraltins uma importante contribuição. Só este ano, com as nossas ações, já beneficiamos cerca de 19 mil produtores, especialmente os agricultores familiares, que receberam capacitações, orientações e incentivos por meio de políticas públicas direcionadas, como o Programa de Aquisição de Alimentos, o Compra Direta Local, que compra o excedente da produção e doa às famílias em risco nutricional e alimentar, implantação de unidades demonstrativas para produção de alimentos e das linhas de créditos específicas para o desenvolvimento de suas atividades no meio rural, assim, gerando a fixação do homem no campo, melhoria da renda e qualidade de vida”, comentou o vice-presidente.

Para Zilda Ferreira Pires, extensionista social da unidade local do Ruraltins de Palmas, uma das homenageadas, a comenda tem um significado importante na sua carreira profissional.

“Essa homenagem é muito significativa, pois partiu dos próprios agricultores a indicação. Eles me acharam merecedora. Presto um serviço que gostos e que é aceito entre eles. Por isso, tem uma importância imensa para mim, saber que estou fazendo um trabalho bom que atinge muitas pessoas. Meu trabalho é mais voltado para o social, que ajuda as famílias que estão em busca de uma qualidade de vida melhor. Fico grata em saber que eles aprovam a assistência técnica que estamos levando até eles”, comentou a extensionistas reconhecendo que ainda precisa melhorar seus serviços.

Sobre a Comenda: A Comenda é um ato simbólico que visa homenagear técnicos, autoridades e instituições representativas das quase 800 associações e entidades rurais no Tocantins.