Notícias

Ruraltins e Seduc firmam parceria para realização de estágios

07/11/2018 - Iranilde Gonçalves/Governo do TO

Na manhã desta quarta-feira (07), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado firmou parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para realização de estágios aos alunos beneficiados com os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os estágios serão realizados na região de Araguaína, especificamente na área de zootecnia.

O termo de convênio tem por objetivo a formalização de estágios na modalidade obrigatória para os alunos regularmente matriculados no curso de zootecnia da escola estadual Castelo Branco, em complementação aos conhecimentos teóricos, técnicos e acadêmicos adquiridos através da instituição de ensino.

De acordo com a diretora de educação profissional do Pronatec, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Claudia Gomes, o estágio prever uma carga horaria de 480h, sendo dividida entre o Ruraltins, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

“Buscamos a parceria das instituições como Ruraltins, Naturatins e Adapec por serem órgãos com afinidade para desenvolver os estágios na área de zootecnia. Fizemos uma parceria com o Ministério de Educação para realizarmos os cursos do Pronatec, com carga horário prevista de estágios obrigatórios para 480h, que devem ser realizados até junho de 2019, período em que faremos novas pactuações. É importante lembrar, que os custos são oriundos do Ministério de educação, com contra partida do Governo do Estado, por meio das escolas”, comentou a diretora.

Para Adriana Aguiar, secretária estadual de educação é necessário que os alunos passem por estágios. “Reconheço o papel do Ruraltins e sei de sua importância, assim, os alunos precisam desse reforço em seu aprendizado e o Ruraltins tem norral no setor”, acrescentou a secretária que pretende estender a parceria para os estágios de alunos de todas as escolas agrícolas do estado.  

Conforme o presidente do Ruraltins Sebastião Pelizari Júnior, os alunos poderão realizar os estágios ainda este mês, assim que o termo for publicado em diário oficial e que o órgão tem todo o conhecimento e profissionais qualificados para orientar os alunos no que for necessário para realização dos estágios.

“Como temos unidades locais de assistência técnica e extensão rural em praticamente todos os municípios do estado, isso nos possibilita atender todas as demandas na área da agricultura. Assim que o termo for oficializado em diário estadual, os alunos já estarão aptos a realizarem os estágios. A parceria com a Seduc visa uma melhor formação e qualidade enquanto futuros técnicos, como também o conhecimento da realidade do campo, por meio das visitas técnicas que os alunos terão a oportunidade de realizar, juntamente com os nossos profissionais que são qualificados para esse tipo de ação”, afirmou o presidente.

Durante a assinatura do termo de parceria estiveram presentes também, a coordenadora pedagógica do Pronatec, a senhora Hebe Maria Mendes Ribeiro Sales e a assessora da área de eventos do Ruraltins Diva Lúcia Azevedo.