Ruraltins participa da Semana Nacional do Extensionista em Brasilia

30/11/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Em comemoração aos 70 anos da extensão rural no Brasil, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), promove de 03 a 05 de dezembro (segunda a quarta-feira), a Semana Nacional do Extensionista 2018, com a participação de representantes das instituições da Rede Nacional de Ater, da qual o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) faz parte.

Na oportunidade, em reconhecimento e valorização do trabalho dos extensionistas que integram os projetos realizados pelas empresas de Ater, em parceria com a Anater, foi entregue a Medalha Ordem do Mérito Ater 2018, a um desses profissionais de cada unidade da Federação. A solenidade ocorreu na segunda-feira, 03, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em  Brasilia-DF, às 17h.

Pelo Tocantins recebeu a homenagem o extensionista rural Paulo Henrique Santos Ramos, do escritório local do Ruraltins de Aliança do Tocantins, que há 15 anos atua junto às famílias rurais. "Dentro do convênio  entre Anater e Ruraltins, atendemos famílias em 20 unidades de produção familiar nas cadeias produtivas da cana-de-açúcar, mandioca, bovino de corte e banana. Estou muito feliz e honrado em receber essa premiação como reconhecimento pelo nosso trabalho como agente de campo. É gratificante saber que os serviços prestados nos municípios de Aliança e Crixas do Tocantins, contribuem para o desenvolvimento rural sustentavel e consequentemente fortalecem o setor agropecuário tocantinense. Agradeço a Deus por ter me tornado extensionista rural e de fazer parte desta equipe do Ruraltins”, avalia o extensionista.

Parceria

A parceria entre Ruraltins e Anater foi firmada em dezembro de 2017, com o objetivo de melhorar a produtividade dos agricultores familiares do Estado, por meio do fortalecimento das ações de assistência técnica. O convênio destina recursos na ordem R$ 3,8 milhões e contempla agricultores de 50 municípios tocantinenses, abrangendo as sete regionais do Ruraltins, distribuídas em todo Estado. A iniciativa conta com a participação de 100 técnicos do órgão, que desenvolvem ações sequenciadas nas propriedades rurais beneficiárias.

Dia do Extensionista

Com uma programação especial, a Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo ainda celebrar o Dia do Extenisonista Rural, comemorado no dia 6 de dezembro. A iniciativa tem a proposta de mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da assistência técnica e extensão rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa. Acesse aqui a programação da Semana Nacional do Extensionista Rural: http://www.anater.org/ler_noticia.jsp?c=Ly8xOTQvLw==