Extensionista recebe Prêmio Eudoro Pedroza por Projeto Ambiental

29/11/2018 - Iranilde Gonçalves/Governo do TO

Na manhã desta quinta-feira (29), o servidor do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o extensionista rural e engenheiro ambiental, Guilherme Nogueira Paiva Barreto, do município de São Miguel, recebeu o prêmio Eudoro Pedroza, categoria Gestão Pública,  com o projeto que visa a recuperação de áreas degradadas, focando os municípios às margens do Rio Araguaia.

O 1º Prêmio Eudoro Pedroza é voltado para todos os servidores públicos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual. Seu objetivo é a valorização do funcionalismo público, por meio da premiação das melhores ideias e trabalhos na categoria Gestão e Políticas Públicas.

De acordo com Guilherme Nogueira, a ideia do projeto para recuperação de áreas degradas nos municípios por onde passa o Rio Araguaia, surgiu a partir de um exemplo do Estado de Minas Gerais, tendo como foco as leis de regularização ambiental.

“Gosto muito de atuar na área ambiental. Com meu conhecimento o exemplo de Minas Gerais resolvi me inscrever para concorrer ao prêmio Eudoro Pedroza. Após ver o período de seca no Rio Araguaia percebi a necessidade de fazer algo para recuperação das áreas degradadas. O projeto que apresentei visa a recuperação de 30 ha que estão degradados”, comentou Guilherme, destacando que o importante é que o Estado disponibilize recursos para implantação de fato do projeto, como também as prefeituras sejam parceiras na concretização.

Guilherme destacou ainda, que o tempo para implantação do projeto e recuperação das áreas, gira em torno de nove meses e que o prêmio significa para ele uma atitude inovadora que incentiva o servidor, fortalecendo assim a sua carreira profissional, finalizando, Guilherme comenta que é a primeira vez que ele concorre a uma premiação.