Seminário divulga as possibilidades da piscicultura na região sudeste

24/10/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Com o objetivo de divulgar as inúmeras possibilidades de transformação do potencial da piscicultura, acontece na sexta-feira, 26, o Seminário Regional: Peixe um Cardume de Oportunidades. O evento será realizado na cidade de Almas, localizada a 308 km de Palmas, na Câmara Municipal, a partir das 9h.

De acordo com o gerente de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, profissionais do órgão participam do encontro apresentando palestras com temáticas de interesse dos produtores.

“No seminário vamos trazer informações, no sentido de mostrar como a  atividade deve ser conduzida para que se torne lucrativa e competitiva no mercado. O Ruraltins traz as seguintes palestras: Oportunidade no mercado de peixes, com a engenheira de alimentos, Erlane Rocha. Já o engenheiro ambiental, Dyego Santana, fala sobre o processo de assistência técnica para a obtenção da regularização ambiental. E vamos apresentar também o  resultado do Censo da Piscicultura na região sudeste, que mostra como a atividade vem sendo praticada em 13 municípios, com produção anual de 9.621 toneladas de peixes, movimentando mais de R$ 97 milhões na região.

“Realizamos o Censo da Piscicultura em todas as regiões do Estado. O Tocantins hoje, em se tratando de produção, ocupa o 15º lugar no ranking nacional. A expectativa é que o estado possa configurar entre os cinco maiores produtores do País, nos próximos 10 anos”, disse o Andrey Costa, complementando que durante o encontro outras instituições também apresentam temas voltados à atividade.

O Seminário Regional: Peixe um Cardume de Oportunidades é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae), em parceria com o Ruraltins, Naturatins, Prefeitura Municipal de Almas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).