Notícias

Ruraltins promove intercâmbio com  agricultores em Araguatins

22/10/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 25, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do escritório local de Araguatins, promove um intercâmbio com agricultores atendidos pelo projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para médios produtores rurais. Na oportunidade o grupo visita a Fazenda Campos Belo, do agricultor Euclides Vieira, localizada no povoado Mata Velha, município de Araguatins, onde será realizado um Dia de Campo, a partir das 8h.

De acordo com o zootecnista do Ruraltins, Marcos Dias Mendes, o encontro contará também com a participação de técnicos do órgão e haverá palestras referentes à pecuária.  “Oportunidades como essa servem para que os agricultores tirem dúvidas sobre a atividade e que possam atender suas necessidades. Esses encontros são muito positivos e produzem bons resultados”, avalia o zootecnista.

Ater para médio produtor

O projeto Ater para médio tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins, de modo a estimular a diversificação da produção, melhorar a produtividade e consequentemente ampliar a renda. Ao todo estão sendo atendidos 400 médios produtores de 32 municípios do Estado, envolvendo cerca de 50 técnicos do órgão. 

A ação promove assistência técnica e extensão rural, com foco na gestão da propriedade e desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas da pecuária de corte e mista, culturas anuais (arroz, feijão e mandioca) e fruticultura irrigada

Municípios contemplados

O projeto tem duração até 2019, envolvendo recursos no valor de R$ 861.639,32, contemplando os seguintes municípios: Goiatins, Paranã, Rio Sono, Monte do Carmo, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Araguaçu, Pium, Palmeirante, Arraias, Lizarda, Natividade, Jaú do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Peixe, Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Gurupi, Guaraí, Taguatinga, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Colinas do Tocantins, Babaçulandia, Wanderlândia, Couto Magalhães, Brejinho de Nazaré, Goianorte e Maurilândia do Tocantins.