Perfil do Presidente

Sebastião Pelizari Júnior, natural de Anhumas, Estado de São Paulo, engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde (GO), casado, 54 anos, extensionista rural, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) é o novo presidente do órgão.

Servidor de carreira do Ruraltins, com mais de 30 anos de atuação na área da extensão rural, iniciou sua trajetória na Assistência Técnica e Extensão Rural oficial, em 1988. Ao longo de sua carreira, foi técnico na unidade local do Ruraltins, no município de Figueirópolis, situado na região sul do Tocantins, onde também fundou o Sindicato Rural e foi membro da Federação da Agricultura do Estado (FAET). Ainda em Figueirópolis, ocupou a chefia da unidade local do Ruraltins, se tornando posteriormente, assessor regional, vindo para a sede central, na capital, em 2000. Em Palmas, foi Gerente de Programas Ambientais, e na sequência, coordenador da área.

Já em 2007, assumiu a presidência do Ruraltins, até o ano de 2009. Em julho de 2016, foi eleito presidente da Associação dos Servidores da Extensão Rural do Estado do Tocantins (Asser-TO), e há um ano e cinco meses, esteve a frente da Delegacia Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), do Tocantins.