Processo Seletivo ABC

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura - Plano ABC é um dos planos setoriais elaborados de acordo com o artigo 3° do Decreto n° 7.390/2010 e tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo país. 

O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas:

• Programa 1: Recuperação de Pastagens Degradadas;

• Programa 2: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);

• Programa 3: Sistema Plantio Direto (SPD);

• Programa 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN);

• Programa 5: Florestas Plantadas;

• Programa 6: Tratamento de Dejetos Animais;

• Programa 7: Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

O Estado do Tocantins vem se destacando nos últimos anos nas ações do Plano ABC. Segundo fontes do Ministério da Agricultura (MAPA) o Estado ocupa hoje o primeiro lugar no ranking da região norte e o décimo quarto no nacional na adesão ao Programa ABC.

Nos últimos três anos têm sido realizadas ações de capacitação continuada de técnicos de ATER do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins - Ruraltins, visando à transferência das tecnologias previstas no Plano ABC para o setor produtivo e a ampliação das áreas produtivas adotantes de práticas sustentáveis vem sendo realizadas em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Embrapa Pesca e Aquicultura, havendo notável necessidade de ampliação das ações devido à crescente demanda dos produtores rurais do Tocantins.

Dois processos de capacitação foram executados, por meio dos projetos “Transferência de Tecnologia para a consolidação de uma agricultura com baixa emissão de carbono” (ABC TO) e “Transferência de Tecnologia para a bovinocultura leiteira do estado do Tocantins” (ABC Leite TO). O projeto ABC TO tem como público principal, técnicos que atendem propriedades de gado de corte, visando à recuperação de pastagens, a integração lavoura pecuária e sistema plantio direto. O ABC Leite TO trabalha exclusivamente com a temática de sistemas sustentáveis de produção de leite voltados para o Tocantins e a inserção de mais um eixo temático o de “Transferência de tecnologias para Integração Lavoura Pecuária Floresta” (ABC ILPF).

O projetos ABC TO e ABC Leite TO capacitaram, de forma continuada, cerca de 60 técnicos da ATER pública e privada, e 30 URT´s estão sendo acompanhadas sistematicamente.

A intenção deste projeto é dar continuidade ao processo de formação de técnicos multiplicadores nas tecnologias preconizadas pelo Plano ABC já em andamento e ampliar as ações dos projetos por meio da abertura de novas turmas de capacitação, além de fortalecer o acompanhamento técnico às URTs já consolidadas e implantar novas unidades nas quatro linhas destacadas neste projeto: bovinocultura de corte de baixa emissão de carbono, bovinocultura de leite de baixa emissão de carbono e integração lavoura-pecuária-floresta.

COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO DO RURALTINS.

CONTATO: (63) 3218-3110

E-Mail: selecaoplanoabc@gmail.com

 

Links