Conselho Diretor da Asbraer debate ações que liberarão mais recursos para a Ater

09/02/2018 - Ascom/Ruraltins

Em reunião do Conselho Diretor da Asbraer, nesta quinta-feira, 8, na sede da Entidade, estiveram presentes: o presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, acompanhado do vice-presidente nacional Glenio Mariano, e dos vice-presidentes regionais: Jefferson Feitoza (Nordeste) e Pedro Dias Correa (Norte). Participaram também os presidentes da Emater-GO, Pedro Arraes Pereira, da Emater-DF, Roberto Carneiro, o secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins, o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha; o presidente da Anater, Valmisoney Jardim; a chefe da Divisão de Captação de Recursos e Projetos Especiais do IBAMA, Ana Beatriz de Oliveira e o consultor da ESALQ, Sérgio Paganini.

Em diálogos que reforçam as parcerias da Associação com órgãos do Governo Federal, Valmisoney Jardim pontuou que a parceria entre a Asbraer e sua entidade está cada vez mais fortalecida, diante das bem-sucedidas tratativas e elaboração de programas para repasse dos recursos da Anater para as Emateres. O presidente Hessmann disse, com relação à viabilização dos restos a pagar, relativos aos débitos que a SEAD tem com as Emateres: “Estamos confiantes de termos esses recursos repassados a curto prazo”.

Com o representante do Ministério da Agricultura, Luiz Rangel, coordenador de Ater do MAPA, foram reafirmados diversos convênios, sendo avaliados resultados e a possibilidade de continuidade de alguns deles.

O secretário da agricultura do Distrito Federal, Argileu Martins apresentou à direção da Asbraer, o convite da Agritech Israel 2018, evento com foco em soluções para os desafios agrícolas que ocorrerá em Tel Aviv, entre os dias 8 e 10 de maio de 2018. A diretoria da Asbraer deliberou pela proposição de uma Missão Técnica da entidade à Israel, para que os dirigentes possam participar do evento na próxima Assembleia da entidade, que ocorrerá em março deste ano.

Caio Rocha e a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, trouxeram para debate a proposta de um evento reunindo extensionistas mulheres. “Muito importante trazermos as discussões dos resultados sociais da Ater, no Brasil, e a questão de gênero”, avaliou a secretária.

Finalizando a reunião do Conselho Diretor da Asbraer, foi apresentada a proposta do IBAMA de reverter os recursos das multas ambientais, aplicadas pelo instituto para serem revertidos para um programa de compensação ambiental, e que resultarão em reflorestamento. “Esses recursos vão estar no edital que lançaremos ainda este mês”, assegurou  a chefe da Divisão de Captação de Recursos e Projetos Especiais do IBAMA, Ana Beatriz de Oliveira. “E as Emateres vão se habilitar para participar ativamente deste trabalho que é nossa expertise, animou-se o presidente da Asbraer. ( Com informações Ascom Asbraer)