Notícias

Reunião apresenta ações de Ater

01/02/2018 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Na tarde desta quarta-feira, 31, por meio Setor de Desenvolvimento Social, Capacitação, Feiras e Eventos, servidores do escritório central do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram de uma reunião de trabalho. Na programação do encontro aconteceram palestras com temas abordando programas e ações desenvolvidas pelo órgão em todo Estado.

Na ocasião, o gerente de monitoramento do Ruraltins, Gilberto Marques, mostrou um panorama geral da atuação dos profissionais da assistência técnica e extensão rural bem como o alcance desse trabalho.

Outro momento importante foi apresentado pelo gerente de Desenvolvimento Social, Capacitação, Feiras e Eventos, Ezio Silva, abordando os resultados alcançados em 2017, sobre crédito rural, aquisição de veículos e equipamentos, retomada das obras do prédio central do Ruraltins, recursos adquiridos via convênios, capacitação de técnicos, agricultores e feiras da agricultura familiar realizadas. Durante a reunião foi apresentada ainda uma palestra motivacional.

Atendimento

De acordo com dados apresentados, o Tocantins conta com mais de 56 mil agricultores familiares, destes, o Ruraltins, em 2017 assistiu 25 mil produtores sem repetição, realizando 45 mil atendimentos com repetição nos 139 municípios do Estado. O público alvo desse trabalho está dividido entre comunidades indígenas; quilombolas, ribeirinhos, agricultores tradicionais, familiares e médios produtores rurais.

 Estrutura

O Ruraltins conta hoje, com 96 unidades locais de atendimento, sete regionais e sete postos avançados. O órgão possui em sua estrutura mais de 700 profissionais, sendo cerca de 340 das áreas social, produtiva e ambiental, como técnicos agropecuários, assistentes sociais, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, zootecnistas, médicos veterinários, especialistas em diversas áreas, mestre, doutores, além dos servidores da área administrativa.

Participaram ainda da reunião de trabalho, o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, o vice-presidente, Rui Carlos Brito Costa e o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Edmilson Rodrigues.

 

 

Compartilhe esta notícia