Notícias

Ruraltins promove encontro com agricultores da região de Natividade

30/08/2017 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Com o objetivo de aperfeiçoar a produção familiar e fixar o homem no campo, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do escritório local de Natividade, promove nesta sexta-feira, 1 de setembro, um ciclo de palestras para os produtores rurais do Distrito de Príncipe, situado a 35 km de Natividade.

Na oportunidade, 68 famílias da região receberão informações especificas sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 e as diversas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além disso, os participantes contarão ainda com explicações sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para pequenos produtores. A DAP é um documento que dá ao agricultor a oportunidade de receber financiamentos junto aos bancos, obter licença ambiental de exploração agropecuária e ainda vender gêneros alimentícios aos programas do Governo Federal, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Encerrando o encontro haverá ainda uma palestra sobre alimentação animal durante o período da estiagem.

De acordo com o chefe do escritório local, Marcos Tadeu, a iniciativa é uma forma de manter os produtores bem informados, auxiliando-os na busca por melhorias em suas propriedades. “O Ruraltins trabalha em prol do desenvolvimento do homem do campo e ao promover esse encontro queremos mostrar como investir, como trazer mais dinamismo para as propriedades e gerar renda”, avaliou.

Além dos produtores participam do encontro o extensionista rural do Ruraltins, Mário Otávio Cella, o veterinário Wolney Pedreira e a técnica agrícola, Samantha Vanderley Alencar. A reunião contará também com representantes das instituições financeiras do Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Compartilhe esta notícia