Ruraltins e Anater firmam parceria que destinará R$ 3,8 milhões para atendimento aos agricultores familiares no Tocantins

01/12/2017 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) assinaram, na sexta-feira, 1º de dezembro, um instrumento de parceria para beneficiar mil famílias de agricultores do Tocantins, com a oferta dos serviços de assistência técnica e extensão rural em suas atividades agrícolas.

A assinatura ocorreu durante a realização da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), evento que reuniu representantes de todos os estados do país, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

A parceria faz parte do projeto-piloto da Anater, que destinará recursos na ordem R$ 3.809.680 e contemplará agricultores de 50 municípios tocantinenses, abrangendo as sete regionais do Ruraltins, distribuídas em todo Estado. A iniciativa contará com a participação de 100 técnicos do órgão, que irão desenvolver ações sequenciadas nas propriedades rurais beneficiárias. A proposta de trabalho tem início nesta semana, quando membros da equipe coordenadora passarão por um treinamento em Brasília.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, ressalta que exercer uma assistência técnica de qualidade, aos agricultores, tem sido a grande preocupação do órgão, e que essa parceria com a Anater, visa atingir esse objetivo. “Queremos oportunizar, às famílias beneficiárias, uma assistência técnica continuada que garanta sua organização, o acesso às políticas públicas e as tecnologias apropriadas, para que diversifiquem sua produção e tenham emprego e renda. Com certeza, esse projeto vai qualificar ainda mais nossas ações e alcançaremos bons resultados”, disse o gestor, acrescentando que os recursos irão custear as despesas dos profissionais do Ruraltins que vão a campo, dentre elas pagamento de combustível, diárias e manutenção de veículos.

Projeto-piloto

O investimento no projeto-piloto da Anater garantirá assistência técnica para as famílias rurais até abril de 2020, quando se encerra o contrato de gestão. Os recursos também serão usados na qualificação dos extensionistas que atuam no Estado.

Atividades principais de assistência técnica

Atualmente, o Ruraltins conta com 92 escritórios, nove postos avançados, sete escritórios regionais e um centro gerencial. Os mais de 400 extensionistas que atuam no órgão oferecem assistência e orientação quanto ao plantio e condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças; criação de bovinos de corte e leite e pequenos animais (ovinos e caprinos); apicultura; piscicultura; elaboram projetos de irrigação; projetos de créditos rurais das atividades agropecuárias financiadas pelas instituições bancárias, e apoiam os produtores na comercialização da produção.

Na área social, um dos mais importantes programas executado pelo Ruraltins é o de Aquisição de Alimentos, na modalidade (PAA), Compra Direta Local da Agricultura Familiar, que contribui para a segurança alimentar das pessoas nos municípios tocantinenses.

Entre os principais produtos adquiridos pelo PAA no Tocantins, em termos de quantidade, destacam-se: melancia, arroz, banana, milho verde, batata-doce, carne suína, doce de leite em pedaço, leite pasteurizado, abacaxi, rapadura e hortaliças. Em 2017, até novembro, foram aplicados R$ 14 milhões na compra desses produtos.