Notícias

Com apoio do Ruraltins produtor implanta abatedouro de frango em Tocantínia

08/11/2017 - Alaides Cardoso/ Governo do Tocantins

Morador do Projeto de Assentamento Buritirana, situado no município de Tocantínia, o produtor Antônio Silvestre realizou o sonho de ter seu abatedouro de frango implantado. Segundo ele, ao longo de sete anos vinha criando frangos para sua subsistência, mas sempre com o objetivo de prosperar na atividade. O incentivo veio por meio do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em Tocantinia, que elaborou o projeto do empreendimento, conseguindo assim recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para a ampliação da produção de frango caipira, na propriedade do agricultor.

“Com os recursos em mãos, primeiramente construí uma granja, que comporta 500 aves, e depois da implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) em Tocantínia, resolvi investir também no abatedouro”, disse Antônio Silvestre.

Diante dos bons resultados e com o negócio legalizado, o produtor já entrega frangos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE ) e no comércio local. “Quero comprar ainda um depenador, pois vai facilitar e agilizar muito nosso trabalho. Pretendo também ampliar a produção de aves caipira para atender os municípios vizinhos”, frisou o produtor.

O extensionista Cristiano Freire, responsável por prestar assistência técnica ao produtor, informa que o Ruraltins orientou o produtor desde a aquisição do crédito até a comercialização das aves. “O Ruraltins apoiou o produtor tanto na elaboração do projeto como também prestou apoio técnico, desde as instalações, na aquisição dos pintinhos, na compra de rações, como também na comercialização”, destacou o extensionista.

Avicultura

Em todo Estado, o Ruraltins apoia os agricultores com cursos de qualificação e capacitação, além de incentivar o empreendedorismo, por meio da instalação de agroindústrias familiares, visando a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, ocupação e geração de renda no campo. 

De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), no Tocantins, a população avícola é de 7.223.820 aves, divididas em produção de subsistência e comercial. 

Compartilhe esta notícia