Seminário debate implantação do serviço de inspeção nos municípios

29/11/2017 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

A cidade de Santa Maria do Tocantins sedia na próxima quinta-feira (30), o I Seminário sobre as Cadeias Produtivas no Território Nordeste. A abertura do evento acontecerá às 8h no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), sendo uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura Municipal.

De acordo com o extensionista rural, Pericleon Alves Rocha, um dos coordenadores do encontro, o Seminário é resultado do Fórum de Políticas Públicas, realizado em agosto na cidade de Itacajá, e tem por objetivo fomentar a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos munícipios, além de promover a comercialização dos produtos de origem animal, como carnes (bovina, suína e de frango), mel, ovos, leite e seus derivados, bem como da mandiocultura e fruticultura.

“O Ruraltins tem o maior interesse que os municípios implantem de fato e operacionalizem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pois só por meio dele os produtos de origem animal poderão ser comercializados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Compra Direta) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aumentando assim a segurança alimentar, a proteína na merenda escolar e gerando renda para os produtores envolvidos”, avaliou o extensionista.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a implantação do SIM é questão primordial para o desenvolvimento das cadeias produtivas, bem como para a economia dos municípios. “Os programas governamentais são muito importantes para os produtores escoarem a produção excedente. Porém, para garantir o acesso dos produtores às vendas institucionais, é necessário ter a garantia da qualidade do produto, e isso se dá por meio do Serviço de Inspeção Municipal. Por isso é muito oportuno esse debate, onde os municípios tocantinenses contam com todo apoio do Ruraltins, na implantação do SIM e na prestação de assistência técnica específica, de acordo com as prioridades de cada localidade”, frisou o presidente.

Território Nordeste

O Território Nordeste do Tocantins é composto pelos municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia.

Período Matutino

8h - Abertura - Itamar Barrachini (Prefeito de Santa Maria do Tocantins);

8h30 – Palestra: Riqueza X Pobreza no Campo (Mauricio Bassani dos Santos/CEO da Zoofértil);

9h – Palestra: Cadeia Produtiva Sustentável na Agricultura Familiar (M. Sc. Clauber Rosanova/ Zootecnista, Doutorando, Professor do Curso de Agronegócios do IFTO);

9h30 – Palestra: Linhas de Crédito e PRONAF para os Produtores (Mark Anderson Barros Soares – Gerente Geral do BASA/Pedro Afonso)

10h – Palestra: Desenvolvimento das Cadeias Produtivas através das Compra Governamentais (PAA e o PNAE) (Adenieux Rosa Santana/Diretor de Empreendedorismo do RURALTINS e Equipe do escritório local de Pedro Afonso);

10h30 – Coffee-break;

10h45 – Mesa redonda com debate com os palestrantes e participantes;

12h – Intervalo

Período Vespertino

14h Palestra: A importância da Capacitação para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas (José Rander Lopes Assessor Técnico da Presidência do SENAR);

14h30 Palestra: A importância do SIM para Saúde Pública, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Regional (Pericleon A. Rocha/ Médico Veterinário, Extensionista do RURALTINS, Presidente da Comissão de Meio Ambiente do CRMV-TO, Diretor de Comunicação da ASSER-TO e do Território Nordeste);

15h Palestra: A importância da Defesa Animal para o fortalecimento da Cadeia Produtiva Animal (Aldo Soares Santana/Delegado da ADAPEC de Pedro Afonso);

15h30 – Coffee-break;

15h45 – Mesa redonda/ debate com os palestrantes e participantes;