Notícias

Governo realiza abertura oficial do plantio da Safra de Grãos 2017/2018 no Tocantins

13/11/2017 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

As perspectivas do cenário da produção de grãos no país, com ênfase no Tocantins, serão debatidas durante o evento Abertura Oficial do Plantio da Safra de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2017/2018. O encontro ocorre nesta segunda-feira, 13, na Fazenda Conquista, em Alvorada do Tocantins, no km 766 da BR-153, no sentido Alvorada - Talismã, com inicio às 8h30. Na programação, abertura oficial e palestras técnicas.

Realizado anualmente, este encontro será de extrema importância, uma vez que levará informações aos produtores por meio de palestras técnicas, sobre o sistema integrado lavoura pecuária, previsões climáticas e de mercado da soja, assuntos que são bastante debatidos com os produtores.

A respeito do cenário, o secretário da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, informou que o evento já é uma tradição e que ocorre para divulgar o comportamento da agricultura no país, com ênfase para o Tocantins. Ele afirma que a perspectiva para a produção nacional é reduzir um pouco a safra de grãos, mas que no Tocantins a previsão é de crescimento. “Plantamos no ano passado 950 mil hectares de soja e a previsão para 2017 é a de aumentar a área de plantio para 1,2 milhão. Caso as condições de clima continuem satisfatórias e as chuvas se estenderem até o final de maio deveremos crescer também na produção do milho”, prevê.

Safra 2017/2018

De acordo com o 1º levantamento de estimativa de produção de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em outubro de 2017, a produção de grãos na safra 2017/2018, no Tocantins, será de 4.446,6 milhões de toneladas (t). Na safra 2016/2017 foram produzidas 4.405,6 milhões de toneladas. A área plantada foi de 1.297,5 milhões de hectares na safra passada, para 1.347,6 milhões hectares (Safra 2017/2018).

Parcerias

O evento técnico é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), com o apoio de parceiros, e contará com a presença da vice-governadora Cláudia Lelis, do secretário da Agricultura, Clemente Barros, entre outras autoridades e agricultores da região.

São parceiros no evento, o Governo do Estado, por meio da Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins); Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); ABC –Tocantins; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa); Sistema OCB Tocantins; agências financeiras e empresas privadas.

Compartilhe esta notícia